14/07/2006 13h43 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Sesa disponibiliza aos municípios levantamento sobre desempenho das equipes de PSF

Os 73 municípios capixabas que participaram da Certificação das Equipes de Saúde da Família receberam, na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Prefeitura de Vitória, o CD com as informações coletadas durante a análise do trabalho desempenhado pelos profissionais do PSF no Estado.

Com a Certificação, um trabalho pioneiro da Secretária de Estado da Saúde (Sesa) de levantamento e análise da situação das equipes de PSF no Espírito Santo, técnicos da Sesa foram a campo, nos municípios, e acompanharam o trabalho de todas as 461 equipes que atuam no Programa.

O secretário Municipal de Saúde de Castelo e presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosemes), Jair Ferraço, recebeu o CD das mãos do secretário de Estado, Anselmo Tose, e aproveitou para reforçar: “Agora é trabalhar em cima desses dados que recebemos, avaliar criticamente o trabalho das nossas equipes e assim ficarmos cientes dos nossos acertos e, principalmente, dos nossos erros, para que possamos mudar e melhorar o atendimento”.

A partir do processo de Certificação, os técnicos da Sesa concluíram que aproximadamente 70% das equipes entrevistadas receberam avaliação de situação entre “Bom” e “Regular”.

“O Programa Saúde da Família pressupõe que a população seja acompanhada pelos profissionais, bem atendida e com qualidade na assistência. É pra isso o trabalho de Certificação. Para melhorar, cada vez mais, a Atenção Primária no nosso Estado, que é a porta de entrada do SUS e, se bem estrutura, pode resolver mais de 80% dos problemas da população”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

“A idéia inicial é ter a Certificação como um diagnóstico para orientar o trabalho das equipes. Com certeza esse é o caminho para que eles consigam fazer a diferença”, completou.

Prêmio

O secretário também adiantou que, para o próximo ano, uma premiação poderá ser concedida pela Sesa às equipes de PSF que mais se destacarem na avaliação. “Embora o Estado tenha mostrado resultados acima da média nacional de avaliação das equipes de PSF, esse prêmio será um incentivo a mais aos municípios na busca da melhoria da qualidade da assistência prestada”, finalizou Tose.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Aracruz, Ademar Devéns; o presidente do Instituto Tecnológico de Informação (ITI/Prodest), Deosdete Lorenção; o diretor-presidente da Funasa, Luis Carlos Ciciliote; membros de equipes de PSF, coordenadores municipais, dentre outras representações.

O processo de Certificação é resultado de uma parceria entre a Sesa, o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosemes) e o Conselho Estadual de Saúde (CES).

Dados sobre a Certificação

Equipes certificadas: 461 (100%)
Municípios com visitados: 73
Equipes que pontuaram 80% ou mais (Bom): 85