25/08/2004 11h29 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Sesa divulga pesquisa sobre tabagismo em seminário

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) realiza, nesta quinta-feira (26), dois seminários para a apresentação dos resultados das pesquisas sobre o Inquérito Domiciliar e Vigilância de Tabagismo em Escolares, o Vigescola. Os dois eventos darão inicio à programação para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29. Elas acontecerão no auditório II da Assembléia Legislativa do Espírito Santo.

A primeira pesquisa apresentada será a do Inquérito Domiciliar, que abrange além do uso do tabaco, relatos sobre hipertensão, diabetes, álcool e excesso de peso. Dezesseis capitais participaram dessa pesquisa, que foi realizada nos domicílios, com pessoas com mais de 15 anos.

Uma das preocupações é com o aumento no número de mulheres fumantes. A coordenadora estadual do programa de antitabagismo da Sesa, Werbena Aguiar dos Santos, lembra que as mulheres que fumam na época da gestação prejudicam o bebê, “que podem nascer prematuros, com problemas respiratórios ou a gestante até mesmo sofrer um aborto”.

Outro dado que a pesquisa destaca é que quanto maior a escolaridade, menor é o numero de fumantes. A última pesquisa sobre tabagismo, realizada no Brasil, aconteceu em 1989. Na época, 33% da população era fumante. Em 2004, este índice caiu para 19%. Vitória está com um índice abaixo da média nacional: 18%.

Vigescola

A segunda pesquisa é a do Vigescola. Essa pesquisa foi realizada em escolas publicas e particulares de 12 capitais, com adolescentes de 12 a 17 anos, que estavam cursando a sétima e oitava séries do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. O objetivo foi avaliar o número de jovens fumantes ou que já passaram por essa experiência.

Em Vitória, todas as escolas municipais e estaduais colaboraram com a pesquisa. A capital do Espírito Santo é a que tem o menor numero de estudantes que já experimentaram cigarros. Novamente, o aumento do número de meninas que foram ou são fumantes é preocupante.

Outro ponto que chama a atenção tem relação com a publicidade. Mesmo com as restrições do governo nacional, 74,5% dos jovens de Vitória, no mês da pesquisa, haviam visto publicidade a favor do uso de cigarros.

Todos esses dados serão esmiuçados no seminário palestrado pela coordenadora nacional da pesquisa Inca/CONPREV, Valeska Carvalho Figueiredo, no dia 26, no auditório II da Assembléia Legislativa. Pela manhã, de 9h às 12h, será apresentada a pesquisa do Inquérito Domiciliar e a tarde, de 14h às 17h, a da Vigescola.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa da Costa
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard