20/02/2009 14h06 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa divulga postos de saúde abertos no Carnaval

Assim como o Estado, que tradicionalmente nunca cessa seus atendimentos de urgência e emergência, os municípios da Região Metropolitana de Vitória também manterão serviços de saúde funcionando em regime de plantão no período de Carnaval. Trata-se de uma ação conjunta que ampliará o atendimento aos cidadãos, principalmente em época de alta nas notificações de dengue.

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que ao surgimento dos sintomas da doença, como febre, associada a dor de cabeça, dor no corpo, nos olhos e nas juntas as pessoas procurem atendimento médico mais próximo à sua residência e comecem o processo de hidratação imediatamente.

O procedimento deve ser iniciado ainda dentro de casa, com água ou soro caseiro, e continuar durante o tratamento e transporte do paciente, caso necessário.

Funcionamento

Na Capital do Estado, os Prontos-Atendimentos (PAs) da Praia do Suá e de São Pedro ficarão abertos 24 horas por dia. Também funcionam, na segunda (23), terça (24) e quarta-feira (25), as unidades básicas de saúde (UBS) de Santo André, Maruípe, Forte São João, Jardim da Penha e Santo Antônio. Estes das 8 às 17 horas.

No município de Serra, o atendimento será normal nos PAs de Carapina e de Serra-Sede, ou seja, 24 horas por dia. As Unidades Regionais de Saúde (URS) de Jacaraípe, Serra Dourada, Novo Horizonte e Feu Rosa abrirão no sábado (21), das 07 às 17. Estas duas últimas funcionarão na segunda (23), nos mesmos horários.

Em Vila Velha, o Pronto-Atendimento de Cobilândia também atenderá 24 horas por dia, enquanto que o PA de Coqueiral de Itaparica funcionará das 07 às 19 horas. No sábado (21) e no domingo (22), as UBS de Paul, Jardim Marilândia, Vila Nova e Ulisses Guimarães funcionarão em regime de plantão, das 8 às 17 horas.

Na Maternidade Municipal, na Policlínica de Itacibá e no PA Infantil de Alto Lage, todos em Cariacica, também haverá serviço por 24 horas no período de Carnaval. As unidades de saúde de Porto Santana e de Bela Aurora abrem sábado (21) e segunda-feira (23) e fecham domingo (22), terça (24) e quarta-feira (25).

As unidades de saúde de Bela Vista e de Nova Rosa da Penha I abrem sábado (21), segunda (23), terça (24) e quarta-feira (25). Só fecham no domingo (22). A USB de Cariacica-Sede só abre sábado (21) e fecha de domingo (22) a quarta-feira (25).

Ficam de plantão também o PA de Viana-Sede, de Fundão e de Guarapari, este na Praia do Morro.

Veja a lista completa no anexo.

Hospitais de referência

Nesta quinta-feira (19), a Sesa publicou no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO) uma portaria que garante rapidez no atendimento aos pacientes com suspeita de dengue. No texto estão listados, também, os hospitais de referência para os quais os casos graves da doença devem ser encaminhados.

O documento define qual deve ser o fluxo de pacientes com suspeita de casos graves de dengue pertencentes aos grupos C e D (alto risco). Por isso, a portaria apresenta uma lista com os hospitais de referência para essas situações nos municípios capixabas.

A partir da publicação, as instituições listadas (arquivo em anexo) estão obrigadas a manter leitos de retaguarda para o atendimento de casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e dengue com complicações.

Siglas:

HABF – Hospital Antônio Bezerra de Faria