06/01/2012 16h44 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Sesa elabora Plano de Contingência Assistencial para período de chuvas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) elaborou um Plano de Contingência Assistencial com o objetivo de deixar em alerta todo o sistema de saúde para o caso de ocorrer algum incidente ocasionado pelas fortes chuvas que vêm caindo há dias no Espírito Santo.

Segundo o secretário de Estado Tadeu Marino, além das enchentes potencializarem a ocorrência de doenças, principalmente as transmitidas por água, alimentos, vetores, reservatórios e animais peçonhentos, há os riscos de desmoronamentos e deslizamentos, que podem produzir traumas diversos. “Todo o sistema estará de prontidão para dar completa assistência no caso de uma catástrofe ou grandes acidentes”, afirmou.

O Samu 192 já possui um protocolo de atendimento de catástrofes e, se houver necessidade de muitas remoções, além do serviço, haverá reforço de ambulâncias de empresas particulares. A Sesa acionou todos os hospitais da rede própria e filantrópicos para que estejam em alerta em casos de alguma catástrofe.

Se necessário, serão comprados mais leitos na rede privada e abertos leitos emergenciais nos hospitais São Lucas e Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). Para isso, são necessários equipamentos a serem cedidos emergencialmente pelo Ministério da Saúde em até 48 horas. Além disso, foi solicitado que seja feito reforço na coleta e estocagem de sangue nos hemocentros estaduais.

A Sesa está ainda em contato com as secretarias municipais para identificar as principais demandas causadas em decorrência das chuvas e solicitou ao Ministério da Saúde que envie “kits de enchentes” com medicamentos específicos e insumos para atender às vitimas das inundações

Os municípios foram orientados a reforçar suas equipes nos Pronto-atendimentos, manter o funcionamento da classificação de risco durante 24 horas e ter disponíveis farmácias nos PA´s para que pacientes já saiam do atendimento com medicação.

Neste sábado (07), será veiculada uma campanha de prevenção e orientação sobre doenças relacionadas às chuvas na mídia de todo Estado. Posteriormente, no dia 12, será divulgada uma campanha relacionada à assistência nos casos de dengue.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard