29/09/2006 11h34 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Sesa entrega arco cirúrgico e ambulância em São Mateus

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, entregou, na tarde desta quinta-feira (28), um novo arco cirúrgico para o Hospital Roberto Arnizault Silvares (HRAS), em São Mateus.

Tose aproveitou o evento para fazer, também, a entrega oficial de uma nova ambulância à unidade. Na ocasião, tomaram posse a nova diretora administrativa do HRAS, Dulce Loureiro Marculano, e o novo diretor técnico, Ronaldo José Tomazini.

Público

A solenidade contou, ainda, com a presença do prefeito de São Mateus, Lauriano Zancanella; do superintendente do Centro Regional de Especializações, Wesllem Reis, prefeitos de municípios vizinhos e outros convidados.

“A expectativa inicial é de que, com a chegada do novo arco, o hospital aumente de 50 a 100 a oferta mensal de cirurgias. Sendo assim, os pacientes que antes eram encaminhados para outras instituições que contam com este aparelho, agora poderão permanecer na região”, explicou o secretário durante seu pronunciamento.

Tose ressaltou que, com o novo aparelho, o Roberto Silvares está capacitado para a realização de cirurgias de urgência em trauma e ortopedia, de média e alta complexidade, além de exames de angiografia.

Investimento

O Governo do Estado investiu R$ 238 mil, em recursos próprios na aquisição do novo arco cirúrgico, que é que um aparelho de raios X em tempo real.

“Utilizado em cirurgias, este aparelho proporciona ao médico condições de ver a imagem, em tempo real, do local exato no qual é feita a intervenção”, ressaltou o diretor do HRAS, Allan Jacqueson Barbosa Lobo.

Ambulância

Já a ambulância adquirida pelo hospital é a quarta comprada pela unidade e custou cerca de R$ 103 mil. O veículo, do modelo Ducato Max, pode ser transformado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel porque conta com prateleiras e as acomodações necessárias.

Durante o evento, o diretor do hospital também fez a entrega oficial de outros equipamentos adquiridos pela instituição nos últimos meses, como os 57 aparelhos de televisão para as enfermarias e parte da administração, 12 purificadores de água e 130 edredons.

O diretor da unidade adiantou ainda que, em dezembro deste ano, serão inauguradas as novas recepção e cozinha do HRAS, que passaram recentemente por ampla reforma.

Tels.: 37737740 / 92940108
Texto: Cíntia Zaché (Gerente da Assessoria de Comunicação e Marketing do HRAS)
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776