27/11/2007 12h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Sesa firma termo de compromisso com Hospital dos Funcionários Públicos para atendimentos de urgência e emergência

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) formalizou, na manhã desta terça-feira (25), uma parceria com o Hospital da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES) que ampliará os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O vice-governador Ricardo Ferraço, o secretário de Saúde Anselmo Tose e o presidente do conselho executivo da AFPES, Agostinho Moraes, participaram do evento realizado na sede da entidade.

Durante a cerimônia, o Governo do Estado se comprometeu a repassar aproximadamente R$ 3 milhões à entidade, que serão aplicados em obras e na compra de equipamentos hospitalares.

O termo de compromisso firmado entre a Sesa e a Associação faz parte da política de reestruturação das entidades filantrópicas, implementada pelo secretário Anselmo Tose. A proposta visa a disponibilização, por parte do hospital, de oito leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto, cinco de UTI Neo-Natal e quatro de UTI Pediátrica, que serão utilizados no suporte aos atendimentos de urgência e emergência.

A ampliação possibilitará um aumento no número de leitos de retaguarda do Estado, já que os hospitais filantrópicos são, atualmente, responsáveis por 46% das vagas de UTI oferecidas pela rede SUS.

A Secretaria de Estado da Saúde se comprometeu, ainda, a aparelhar mais 56 leitos de cirurgia e clínica médica (23 de cada). Além disso, o acordo possibilitará a realização de serviços como cirurgias ortopédicas de média e alta complexidades no hospital.

“O Hospital dos Servidores Públicos é um patrimônio público que precisa ser conservado. Queremos a Associação funcionando em capacidade plena”, disse Anselmo Tose.

Segundo o secretário, todos os hospitais filantrópicos do Brasil ou fecharam as portas ou diminuíram o atendimento. No entanto, mesmo com investimentos do Governo nos últimos anos, o encolhimento das entidades sem fins lucrativos resultou nos corredores inchados dos hospitais públicos estaduais, como o São Lucas (HSL) e Bezerra de Faria (HABF), por exemplo.

Agostinho Moraes fez um apelo às autoridades e falou sobre as dificuldades que a Associação enfrenta para se manter com as atuais receitas, advindas de seus 14 mil associados. Anselmo Tose, entretanto, destacou que “essa parceria é um início, mas se vocês quiserem tenho certeza que vamos dar conta desse recado”.

O vice-governador Ricardo Ferraço disse que o Governo participa “com satisfação desta parceria”. Ele aproveitou para destacar que ela se encaixa no programa de crescimento econômico e desenvolvimento humano proposto pelo Estado.

Ricardo Ferraço falou ainda que o Espírito Santo já é 5° Estado com a melhor renda per capta entre as 27 unidades da Federação. De acordo com ele, em 2003 o Governo investiu 1% da arrecadação própria enquanto que neste ano, os recursos aplicados internamente somam mais de 10%. “Temos feito um grande esforço para reorganizar o Espírito Santo”, completou.

“É com muita alegria que estamos nesta instituição pública. Chegamos para ficar. Não vamos apenas assinar um documento, e sim assinar um documento público. Esse é o desejo do governador e do secretário de Saúde”, disse Ricardo Ferraço.

Após o encerramento da solenidade, os presentes ao evento foram convidados a visitar a Ala B da instituição, que fica no 3° andar, justamente onde ficarão os leitos que foram acordados com a Secretaria de Estado da Saúde.

O Hospital da Associação dos Funcionários Públicos, que tem 73 anos de existência, é uma entidade Beneficente de Assistência Social que possui 110 leitos de clínica e cirurgia gerais, obstetrícia clínica e cirúrgica, pediatria clínica e UTI. A unidade dispõe de um serviço de Terapia Renal Substitutiva que atende pacientes da Grande Vitória e cidades adjacentes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard