07/05/2008 08h45 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sesa inaugura serviços no CRE Metropolitano na manhã desta quarta (07)

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, inaugurou oficialmente na manhã desta quarta-feira (07) serviços relativos à circulação viária interna do Centro Regional Metropolitano (CRE), o transporte interno de usuários e o Controle de Estacionamento, além dos exames de ecocardiograma com Doppler (ecodoppler).

Antes da solenidade de inauguração, Tozi visitou os setores do pavimento térreo do CRE Metropolitano – localizado em Cariacica – como a Farmácia Metropolitana, que atende, em média, 600 pessoas por dia, e a Central de Marcação de Exames. Durante o percurso, o secretário conversou com usuários e com servidores da unidade.

Em seu discurso, Tozi ressaltou que, apesar das dificuldades encontradas durante a transferência do CRE, de Vitória para Cariacica, a instituição tem passado por boas mudanças. Várias melhorias já foram adotadas, entre elas, se destaca o transporte interno de usuários. “Estamos colocando o transporte no sentido de acolher melhor quem necessita”, disse.

O secretário mostrou também o cartão do Controle de Estacionamento que, no futuro, ainda terá o sistema otimizado, e lançou oficialmente as consultas de ecodoppler, um procedimento de alta complexidade usado para avaliar as condições do coração dos pacientes. Ele está em funcionamento deste março e atende a uma demanda semanal de 80 exames.



Por fim, Tozi agradeceu aos servidores e ressaltou a importância da qualidade no atendimento à população. “A fala principal é o esmero com o cliente”, explicou ele. Junto com o secretário de Saúde de Cariacica, Paulo Reblin, lembrou da importância de se realizar um trabalho em parceria. E com os usuários do CRE Metropolitano, Tozi deu uma volta de inauguração oficial na van que passou a fazer o transporte interno dos usuários.

Os serviços

Para dar mais comodidade aos freqüentadores do CRE Metropolitano, uma van, com a capacidade de 15 lugares, foi disponibilizada para transportar os usuários do local. O serviço será gratuito e terá como prioridade o deslocamento de idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais e crianças de colo.




Ao todo, serão 52 horários de saída por dia, das 6 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Uma placa sinalizadora indica o ponto do veículo, próximo à guarita, logo na entrada do CRE.

As viagens levarão os passageiros da entrada ao prédio principal em intervalos de 10 e 15 minutos. Isso significa que a van transportará, em média, 780 de um total de 3 mil pessoas que passam por lá diariamente.




Com o funcionamento do novo serviço, pacientes com dificuldades de locomoção não precisarão mais andar aproximadamente um quilômetro, distância entre a guarita e o prédio principal da instituição. Segundo a direção do CRE Metropolitano, a aprovação do transporte tem sido alta entre os usuários.

Controle de estacionamento




Foi inaugurado também o Controle do Estacionamento do CRE Metropolitano. A distribuição de um cartão de identificação aos servidores, usuários, visitantes e prestadores de serviços que freqüentam a instituição permitirá controlar o fluxo e a permanência de pessoal nas instalações.

Ao todo foram confeccionados 450 cartões. Destes, 150 já foram distribuídos aos servidores e outros 300 ficarão disponíveis para usuários, visitantes e prestadores de serviço. O bilhete de estacionamento será entregue na entrada e devolvido na saída.

A emissão do cartão de identificação é responsabilidade da Gerência Administrativa que, por meio de Setor de Vigilância, fornecerá e controlará o uso específico e provisório para acesso de pessoas à unidade.

Em condições de acesso normal, o estacionamento ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 6 às 18 horas. Em situação de acesso especial, ou seja, fora dos horários habituais de expediente, apenas servidores e prestadores de serviços previamente autorizados terão acesso ao local.

Conheça as características da van:

- Cor branca;
- Ar-condicionado;
- Rádio AM/FM;
- 16 lugares, com o do motorista;
- Bancos com apoio de cabeça;
- Cinto de segurança três pontas;
- Motor a diesel (por conta do contratante);
- Manutenção preventiva e corretiva (por conta do contratante);
- Troca de veículo quando necessário (por conta do contratante).

Horários de funcionamento do transporte interno:

- segunda a sexta-feira, das 6 às 18 horas (com exceção de feriados).





Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard