12/12/2007 06h33 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa inicia capacitação para diagnóstico e tratamento de dengue hemorrágica

A Gerência Estratégica de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, iniciou nesta terça-feira (11) a capacitação para pediatras de hospitais das redes pública e privada e de unidades municipais de saúde que atendem pacientes com dengue.

O evento acontece até a próxima sexta-feira (14) no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra, e terá a participação de consultores do Ministério da Saúde, a partir desta quinta-feira (13).

O objetivo é melhorar o atendimento às crianças (menores de 15 anos) que apresentarem os sintomas da dengue, sobretudo, os de febre hemorrágica, a forma mais grave da doença e cujos registros vêm aumentando na população brasileira.

A ‘II Capacitação de Profissionais Médicos Pediatras no Diagnóstico e Tratamento de Dengue’ tem duas turmas, com 60 vagas cada, para atender às regionais de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Vitória.

Números

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) as notificações de dengue no Espírito Santo tiveram uma redução de 38% de janeiro a junho deste ano (8.074 casos) em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 13.441 casos.

Neste mesmo período foram notificados 25 casos de febre hemorrágica, sendo que cinco foram confirmados com base nos critérios da Organização Mundial de Saúde, nos municípios de Vila Velha, Alegre, Guarapari e Santa Maria de Jetibá. Quanto aos óbitos, existem seis casos suspeitos sendo investigados, um confirmado e dois descartados. Em 2006, foram confirmados três óbitos.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha