18/03/2009 13h14 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa investe R$ 10,4 milhões em melhorias no Hospital Dório Silva

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) inaugurou a primeira Usina de Gases Medicinais da rede pública estadual, o novo serviço de imagem e o novo tomógrafo computadorizado do Hospital Dório Silva (HDS), em Serra. Foram investidos R$ 10,4 milhões em melhorias na unidade, que vão possibilitar o aumento da capacidade instalada, agilidade no atendimento e economia.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração, realizada nesta quarta-feira (18), no auditório do HDS, o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, o vice-governador, Ricardo Ferraço, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Audifax Barcelos, o prefeito de Serra, Sérgio Vidigal, a vice, Madalena Santana, e o presidente da Câmara Municipal da Serra, César Nunes.

Compareceram ainda o representante do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), José Adalberto Dazzi, o secretário de Saúde de Serra, Silvani Pereira, o diretor geral do HDS, Eumann Rebouças, a diretora administrativa do HDS, Paula Souza, deputados federais e estaduais, vereadores, dentre outros. Antes da solenidade, os convidados acompanharam o secretário de Saúde Anselmo Tozi em visita à Usina e ao espaço destinado para a realização dos exames de tomografia.

Segundo Anselmo Tozi, com investimento de R$ 2 milhões, a primeira Usina de Gases Medicinais da rede pública estadual vai produzir e armazenar todo o oxigênio, ar comprimido e a vácuo, utilizados pelos pacientes da instituição. “Até então, o hospital comprava esses produtos de empresas particulares. Com a fábrica própria, o HDS vai economizar aproximadamente R$ 1,2 milhão por ano”, afirmou.

Tozi também enumerou as vantagens do novo serviço de imagem. De acordo com ele, o custeio anual de R$ 3 milhões permitirá a realização de 72 mil raios X, 12 mil mamografias e 12 mil tomografias. Antes, estes exames eram comprados na rede privada e havia um limite de 700 procedimentos por mês.

Cada paciente custava ao Estado R$ 500,00, em média, pois além do valor do exame, havia o transporte de ida e volta ao Centro de Vitória, onde eram realizados. “Vamos ajudar principalmente aquele paciente grave que tinha que, antes, sair do hospital para o exame, podendo ter seu estado de saúde agravado. O nosso objetivo é dar respostas definitivas e duradouras para a população capixaba, e, principalmente, salvar vidas”, disse o secretário.

“Hoje tenho convicção que trabalhar em parceria com o Governo do Estado é muito importante para a Serra. Quem ganha com isso é a população do município. Esses investimentos realizados no Dório Silva vão garantir saúde e qualidade de vida a nossa gente. Estamos consolidando um trabalho conjunto com o Governo para ampliar as unidades de saúde aqui na Serra. É assim que se faz. A administração estadual trabalha de modo sério e competente, com políticas públicas direcionadas à sociedade”, frisa o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal.

“O Governo do Estado elaborou um programa de saúde estadual ouvindo a comunidade, que realmente é quem utiliza os serviços públicos. Esses novos equipamentos que inauguramos aqui hoje vão fortalecer, e muito, a capacidade do hospital Dório Silva de atender com qualidade e agilidade as pessoas que necessitarem. Temos desafios difíceis ainda pela frente, mas trabalhamos sério, consolidando parcerias, para superá-los gradativamente, sempre focando a melhoria do atendimento que é oferecido à população. O novo Dório Silva é outro investimento sólido que o Governo do Estado foca as ações. Como ressaltamos em diversas ocasiões, Saúde, Segurança e Educação são prioridades em nosso Governo”, destaca o vice-governador, Ricardo Ferraço.

O atendimento ficou mais ágil, pois os resultados dos exames ficam prontos na hora, diminuindo o tempo de permanência do paciente no hospital. Os usuários externos também poderão usufruir dos serviços de imagem. Para eles, haverá agendamento de exame pela Central de Marcação de Exames do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica.

Com o novo tomógrafo computadorizado, o HDS vai realizar aproximadamente mil tomografias mensais. A unidade comprou R$ 5,4 milhões em equipamentos, que vão proporcionar mais qualidade aos serviços prestados.

Foram adquiridos 40 ventiladores, 62 monitores, oito furadeiras cirúrgicas, dois aparelhos de ultrassonografia, 18 macas hidráulicas, 13 carros de parada cardio-respiratória, quatro elevadores de pacientes, nove leitos hospitalares elétricos, 30 computadores, dentre outros.

Investimentos:

- R$ 10,4 milhões – investimento total