27/03/2009 10h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa já capacitou 340 servidores para o combate à dengue no primeiro trimestre de 2009

Aproximadamente 340 profissionais de saúde do Espírito Santo – entre enfermeiros, médicos e agentes de campo – foram capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para o combate à dengue, de janeiro a março deste ano.

Além desses, receberam treinamento 30 servidores da Central de Regulação de Internação de Urgência (Criu), 250 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES) e mais 200 servidores do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema).

E, no próximo mês, este número vai aumentar. Aproximadamente 120 agentes de Vila Velha e 50 médicos e enfermeiros dos municípios de Nova Venécia e São Mateus receberão orientações. Serão realizados ainda treinamentos em Guaçuí, Bom Jesus do Norte, Viana, Afonso Cláudio e Jaguaré, ainda sem data definida.

Nos três primeiros meses de 2009 foram contemplados agentes e profissionais da saúde dos municípios de Marataízes, Mantenópolis, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Anchieta, Divino de São Lourenço, Irupi e Iúna.
Durante a capacitação, que pode durar de um a cinco dias, os profissionais recebem todas as orientações necessárias para, em sua área de atuação, contribuir no combate à doença. Eles são orientados sobre o mosquito, formação dos criadouros, organização das ações de campo, técnica de visita domiciliar, prevenção, transmissão, sintomas da doença, diagnóstico, manejo clínico, dentre outros.


Semana


Nesta semana, os técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV) estão em Vila Velha capacitando 80 agentes de combate à dengue do município. As aulas, que tiveram início na última segunda-feira (23) e terminam nesta sexta (27), estão sendo ministradas na Escola Agenor de Souza Lé, no bairro Divino Espírito Santo.

O curso foi demandado em função de novas contratações de agentes e supervisores de saúde municipais. Porém, para que a população não fique sem assistência, uma média de 120 servidores que continuaram em campo durante esta semana participa da segunda turma do curso, ainda sem data definida.

No último dia 13, foi a vez de 30 servidores que atuam na Criu passarem pelo treinamento. As aulas foram ministradas no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica.

Além de todas as capacitações realizadas e agendadas, nos últimos três meses, os técnicos da Sesa, por meio da força-tarefa de combate à dengue, realizaram reuniões com gestores de saúde e técnicos das secretarias de Saúde de todos os 78 municípios capixabas. Os encontros foram organizados por Microrregião e, dentre os assuntos abordados, teve prioridade a assistência ao doente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard