18/06/2007 05h12 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Sesa lança o II curso de Cuidadores de Idosos

Começa na próxima segunda-feira (18) o II curso de Cuidadores de Idosos, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES).

O curso tem como objetivo capacitar servidores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPS) de todo o Estado, representantes municipais do Programa Saúde do Idoso e técnicos das vigilâncias sanitárias municipais.

Nessa segunda capacitação, que deve durar em média três meses, participam seis instituições asilares do município de Vila Velha, além de Baixo Guandu, Viana e Afonso Cláudio.

Segundo a fisioterapeuta Renata Valadão, integrante da equipe estadual do Programa Saúde do Idoso, o curso abordará temas como primeiros socorros, nutrição, políticas públicas voltadas para o idoso, atenção especial aos idosos e orientações à saúde do cuidador.

“Nosso objetivo é capacitar todo o Estado. O importante é que essas pessoas se tornem multiplicadores dentro de suas instituições ou nos seus municípios. É necessário que se tenha responsabilidade com essa população que cresce em nosso país”, diz Renata Valadão.

O curso terá carga horária de 120 horas e está previsto para começar a partir da 13h 30, no Senac Vila Velha.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br