22/10/2008 06h31 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Sesa levará ‘bafômetro de cigarro’ para estande da Semana do Servidor Público

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) terá um estande na Semana do Servidor Público, que será realizada de quarta (22) a sexta (24), no Centro de Convenções de Vitória, localizado em Santa Lúcia. Quem visitar o estande poderá fazer o teste no monoxímetro, conhecido como “bafômetro de cigarro”, que atesta o nível de monóxido de carbono no organismo da pessoa.

A técnica em Tabagismo da Regional Vitória, Miriam Vazzoler, explica que o aparelho estará disponível para os servidores na quinta (23) e sexta (24). “Um técnico em enfermagem fará o teste nas pessoas para avaliar o grau de monóxido de carbono que elas possuem no sangue”, comenta Miriam.

A ação visa a conscientizar sobre os malefícios que o cigarro acarreta ao organismo da pessoa. “Muita gente fuma, sabe que o cigarro faz mal, mas não tem noção das substâncias que estão presentes em seu organismo. Por isso é importante realizar o teste, para saber o grau de dependência da pessoa”, diz Miriam.

No estande da Sesa também será distribuído material da campanha Espírito Santo Enfrentando a Dengue, como panfletos. O objetivo é conscientizar e mobilizar os servidores para que haja uma atuação expressiva no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. É preciso evitar o acúmulo de água parada em casa e no trabalho, para não formar focos de reprodução do mosquito.

Os servidores que forem até o estande também receberão panfletos educativos e preservativos masculinos.

Parceria

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) também participará do estande, fazendo apresentações no datashow e mostrando próteses, órteses e cadeiras de roda adaptadas, que são oferecidas gratuitamente pelo Centro. O objetivo é apresentar aos servidores este tipo de atendimento que é realizado pela Sesa, e que permite que as pessoas recebam tratamento adequado. Em um dos dias da Semana, haverá um fisioterapeuta no estande, fazendo sessões em uma cadeira especial.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard