15/10/2004 16h18 - Atualizado em 23/09/2015 09h29

Sesa mostra ações no Dia Mundial da Alimentação

“De todos os fatores de risco a saúde, a alimentação inadequada é responsável por 35% das incidências e prevalências de doenças e agravos não transmissíveis, tais como hipertensão, diabetes, obesidade, câncer e outros”. A informação é da coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - Sisvan, Giovana do Prado Ventorim.

Neste sábado (16), é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde, através do Sisvan, está divulgando as ações que vem realizando para destacar a importância da alimentação saudável.

Desde 2002, o Sisvan tem trabalhado para resgatar a importância da alimentação saudável e a realização de atividades físicas para a promoção da saúde e a qualidade de vida dos cidadãos através do Programa Agita Espírito Santo.

O trabalho não tem se restringido aos adolescentes e adultos. A saúde e a nutrição das mães antes de engravidar, durante a gestação e na alimentação do bebê durante os primeiros meses são importantes para a prevenção das doenças não transmissíveis durante toda a vida.

Giovana destaca a participação dos municípios, que circulam a informação repassada pela Organização Mundial de Saúde. “Dez cidades anunciaram oficialmente a realização de atividades em comemoração a data. Os moradores de Cariacica, Presidente Kennedy, Pedro Canário, Vitória, Pancas, Guarapari, Jerônimo Monteiro, Vila Velha, Serra e Apiacá estarão participando de ações voltadas para a alimentação saudável”.

Garantir uma alimentação saudável é fácil. Basta seguir as 10 dicas fornecidas pela equipe técnica do Sisvan.

1 – Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os cinco vezes por dia
2 – Coma feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana
3 – Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo uma vez por semana
4 – Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa
5 – Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia. Não pule as refeições
6 – Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo duas vezes por semana
7 – Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário
8 – Aprecie a sua refeição. Coma devagar
9 – Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis
10 – Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. Não passe muitas horas vendo TV.

A equipe técnica do Sisvan é composta por Giovana do Prado Venturim, Cristina Carpentieri Zollner, Gláucia Cristina de Campos e Renato Luiz Carpanedo.

Informações à Imprensa:
Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
E mail: asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard