23/11/2007 13h41 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Sesa oferece curso sobre tuberculose para os municípios do Estado

A Coordenação do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai realizar um clico de capacitações para técnicos dos 78 municípios do Espírito Santo. Serão oferecidos três tipos de cursos, com duas turmas cada.

A primeira será para o Treinamento em Atualização no Programa de Controle da Tuberculose, para o nível médio, e acontece nesta segunda (26) e terça-feira (27), no Centro de Convenções de Vitória.

Nos dias 29 e 30, uma segunda turma passará pela mesma capacitação. Estão sendo oferecidas 50 vagas em cada turma. O curso terá aulas expositivas e dinâmicas de grupos. Os participantes vão estudar a patologia, a parte operacional do Programa e como o paciente deve ser conduzido dentro das unidades de saúde, entre outros temas.

Em dezembro o mesmo curso será oferecido para profissionais de nivel superior dos programas municipais. Além disso, os coordenadores dos programas municipais e o digitador do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) participarão de um treinamento de Tabwin (Sistema de Informação em Saúde). A capacitação auxiliará o acompanhamento dos principais indicadores dos programas de tuberculose.

Os municípios prioritários, aqueles que têm mais população e maior índice da doença, serão contemplados com mais vagas nas capacitações. Esse grupo é formado por oito cidades: Cariacica, Serra, Vila Velha, Vitória, Viana, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.

Segundo Ana Paula Costa, coordenadora do Programa, o objetivo é reciclar os profissionais mais antigos e treinar os novos contratados. “Muitos municípios fizeram concursos para contratação de funcionários. E quem começou a trabalhar agora não conhece totalmente o programa”, falou.

A doença

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. O agravo afeta os pulmões (tuberculose pulmonar), mas também pode atingir o sistema nervoso central (meningite), sistema linfático, sistema circulatório (tuberculose miliar), sistema geniturinário, ossos e articulações.

Em 1993, a Organização Mundial da Saúde decretou estado de emergência global, por causa do alto número de ocorrências da doença. Ainda hoje a tuberculose é a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos no mundo.

Segundo dados do Sinan, do Ministério da Saúde (MS), são notificados anualmente 85 mil casos novos e seis mil óbitos em decorrência da doença no Brasil. No Espírito Santo, a taxa de cura é menor do que 85%, recomendada pelo MS. Além disso, a taxa de abandono ao tratamento é superior a 5%. O Programa Estadual de Controle da Tuberculose está disponível em todos os municípios capixabas.

Serviço:
Coordenação do Programa Estadual de Controle da Tuberculose