17/02/2009 05h31 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa orienta Macrorregião de São Mateus no combate à dengue

Os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que compõem o grupo força-tarefa para o combate à dengue se reúnem nesta terça-feira (17) com os gestores de saúde dos municípios da Macrorregião de São Mateus.

A reunião faz parte das ações emergenciais contra a doença e tem o objetivo de levar aos profissionais e gestores as principais orientações de combate à dengue, com prioridade para a assistência ao doente.

O grupo – formado por técnicos estaduais da Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e da Subsecretaria de Gestão Hospitalar – esteve na manhã desta segunda-feira (16) com os gestores municipais de saúde das cidades da Microrregião de Colatina.

Durante o evento, eles reafirmaram a importância da hidratação imediatamente após o aparecimento dos sintomas da doença e pediram agilidade no atendimento, na capacitação dos agentes e na notificação.

O encontro, realizado em Colatina, contou com a presença dos secretários de saúde, representantes de hospitais, das câmaras de vereadores e da rede de assistência em saúde da região, além do Ministério Público do Espírito Santo (MPE-ES).

Planilha

A Sesa também solicitou aos municípios que enviem, nesta semana, uma planilha com a lista das necessidades mais urgentes em relação à assistência ao doente, controle do vetor, mobilização social e vigilância epidemiológica – quatro eixos essenciais para o combate à doença.

Na última semana, o grupo força-tarefa esteve reunido com os municípios da Macrorregião Centro, da Microrregião de Cachoeiro de Itapemirim e da Microrregião de Guaçuí.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro