28/08/2007 16h50 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Sesa participa das atividades do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, dia 29 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária de Câncer, participa da 3° Caminhada Contra o Fumo, no dia 1° de setembro. O evento será realizado no Parque Pedra da Cebola, em Vitória, das 8h30 às 12 horas, e contará com o apoio da Sesa e de várias outras instituições envolvidas no controle do tabagismo no Espírito Santo.

Durante a caminhada serão realizadas atividades paralelas, como a distribuição de lanches e sorteio de brindes aos participantes. Além disso, o Programa Estadual de Combate ao Tabagismo distribuirá folderes educativos às pessoas que comparecerem ao local.

Segundo a coordenadora do Programa, Cremilda Silva, é importante que sejam realizadas iniciativas neste sentido, pois elas auxiliam na conscientização da população. “Estas ações ajudam as pessoas a mudarem a concepção sobre o tabagismo e compreender que ele é um problema de saúde pública que gera danos aos fumantes, aos que convivem com eles e ao meio ambiente”, diz.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado por uma lei federal em 1986 e, desde então, todos os anos, no dia 29 de agosto, comemora-se a data em todo o Brasil. Para estimular as programações antitabagistas, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) procura sensibilizar a população realizando trabalhos em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde de todo o País.

No âmbito estadual, o Programa de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária de Câncer orienta os profissionais que são referências municipais do projeto, fornecendo materiais educativos a fim de mobilizar as pessoas para os danos sociais, econômicos e ambientais ocasionados pelo consumo de tabaco e seus derivados.

No dia 29, das 8 às 12 horas, a Coordenação Regional de Controle ao Tabagismo, que fica no recém-inaugurado CRE Metropolitano, em Cariacica, também distribuirá folderes aos presentes e afixará cartazes informativos.

Entretanto, de acordo com a coordenadora regional do programa, Mirian Vazzoler, o que deverá chamar a atenção dos usuários do novo CRE é a Altina, uma boneca transparente usada para ilustrar o efeito do fumo no organismo humano. ”O nome de Altina vem da contração das palavras alcatrão com nicotina e ela chama a atenção, principalmente das crianças”, conta Mirian.

Os municípios de Serra, Guarapari e Ecoporanga realizarão atividades em vários estabelecimentos, entre outros, escolas, unidades de saúde, empresas, shoppings e supermercados. Na Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Cariacica será oferecida uma palestra sobre os malefícios do tabaco, voltada especificamente para o público fumante.

No mesmo dia, em Vitória, serão inaugurados cinco fumódromos no Hospital da Polícia Militar (HPM), o que possibilitará que ele se credencie como unidade de tratamento contra o tabagismo. A iniciativa do hospital, inclusive, já é realidade em algumas instituições, como a própria Sesa, onde desde 2002 existe um fumódromo.

As ações vão ao encontro da campanha deste ano, que tem como tema “Ambientes Livres de Tabaco”. “A intenção é alertar para o fato de que centenas de milhares de pessoas que nunca fumaram morrem a cada ano por doenças causadas pela exposição à fumaça ambiental do tabaco, também conhecida como tabagismo passivo”, explica Cremilda. Além disso, ela lembra que o fumo é considerado a principal causa de morte evitável do mundo.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br