18/10/2006 12h57 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Sesa participa de Congresso da Ames

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, fará a abertura oficial do “Curso sobre indicadores de mortalidade”, que será realizado na próxima quinta-feira (19), a partir das 9 horas, no Centro de Convenções de Vitória.

O curso faz parte da programação do XLVII Congresso Médico Estadual da Associação Médica do Espírito Santo (Ames) e será ministrado pelos professores da Universidade Federal de São Paulo (USP), Ruy Laurentini e Maria Helena de Mello Jorge.

“É muito importante a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em um evento tão amplo como o congresso Estadual da Ames, trazendo esses profissionais para passar suas experiências”, afirmou Tose.

Ambos os palestrantes são professores da Faculdade de Saúde Pública da USP e fazem parte do Centro Brasileiro para Classificação de Doenças.

“O Sistema de Informações sobre Mortalidade da Sesa proporciona a produção de estatística de mortalidade e a construção dos principais indicadores de saúde”, acrescentou Tose.

O secretário esclareceu que esses indicadores permitem diversos tipos de estudos e servem de base para o planejamento das ações de saúde em todos os níveis.

O Espírito Santo atualmente está entre os Estados que possuem os melhores indicadores de qualidade do sistema de informações sobre mortalidade no Brasil.

“Para manter a qualidade dos dados do sistema, o nosso maior desafio é estar sempre buscando formas de atingir a classe médica, mostrando a importância da declaração de óbito e orientando sobre seu preenchimento”, ressaltou o secretário.

Em sua opinião, o contato permanente com entidades de classe, utilização de veículos de comunicação e participação em eventos voltados para a classe médica, são algumas das estratégias utilizadas para atingir este objetivo.

A Coordenação Estadual do Sistema de Informações sobre mortalidade do Espírito Santo (SIM/ES), com o objetivo de melhorar a qualidade dos dados gerados pelo sistema tem desenvolvido, nos últimos anos, um plano de aprimoramento composto das seguintes ações:

- Implementação e ampliação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), na região da Grande Vitória;
- Implementação da investigação dos óbitos por causas mal definidas atestados por médicos;
- Implementação da utilização dos questionários de investigação dos óbitos domiciliares sem assistência médica nos municípios localizados no interior do Estado;
- Conscientização da classe médica em relação à importância do preenchimento correto da Declaração de Óbito.

Informações à Imprensa:
Tel.: 3137-2358
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard