03/10/2006 15h05 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Sesa promove capacitação para combater infecção hospitalar

Aprimorar as ações de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência de saúde. Esse é o objetivo da I Capacitação para Utilização do Sistema Nacional de Informação para o Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Sinais).

O evento, que começou nesta terça-feira (03), prossegue até quinta (05) no Centro Universitário do Espírito Santo, em Colatina (Unesc), é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar e da Superintendência Regional de Saúde de Colatina.

“O Sinais é uma iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sua utilização é uma ação importante para o efetivo controle de infecções hospitalares”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

O sistema possibilita a consolidação do monitoramento da qualidade da assistência dos serviços de saúde. O Sinais permite ainda a entrada de dados e emissão de relatórios.

“Isso cria uma rotina de trabalho que acompanha as atividades já desenvolvidas pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)”, explicou a chefe de Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional Colatina, Kesia Margotto Caliari.

Participam do evento profissionais de Coordenações Regionais de (CIH), das Vigilâncias Sanitárias Municipais e/ou Comissão de CIH dos municípios com mais de 30 mil habitantes, além de profissionais de comissões dos hospitais com mais de 40 leitos da Macrorregião Norte, da Região Metropolitana da Grande Vitória e também de municípios de Minas Gerais.

“Esta é a primeira etapa de três capacitações programadas pela Sesa, que serão realizadas por Microrregiões”, acrescentou a chefe da Vigilância em Saúde.

A Capacitação é ministrada pelo representante da Anvisa, Leandro Queiroz Santi.

As apresentações serão sobre os seguintes temas:
- Introdução do Sinais: Dr.Leandro Queiroz Santi –Gipea/GGTES/Anvisa
- Vigilância Epidemiológica: Dr. Leandro Queiroz Santi (Gipea/GGTES/Anvisa)
- Critérios NNISS – Sítio Cirúrgico e Sepses – Drª. Myriam Santos Almeida (Sesa/Gevs/Cecih)
- Critérios NNISS – Pneumonias e Infecção do Trato Urinário – Enfª Denise de Cássia Nogueira (CCIH Hospital Metropolitano)

Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa / Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br