23/09/2009 11h52 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Sesa promove debate sobre humanização para servidores, gestores e usuários do Crefes

Os diversos profissionais que atuam no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, participam, na sexta-feira (25), das 8 horas às 10h30, de um debate sobre ‘Os Desafios na Implantação da Política Nacional de Humanização (PNH)’. Durante o evento acontecerão palestras e apresentações de experiências de humanização e acolhimento nos serviços públicos de Saúde.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e se destina a usuários, gestores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais que atuam nos diversos serviços oferecidos pelo Crefes.

De acordo com a psicóloga da Sesa, Janaina da Silveira Seixas Melhem, que trabalha no Centro, são esperados aproximadamente 80 participantes. Ela explica que um dos objetivos do encontro é a troca de experiências, dentre elas, os desafios e propostas da implantação do Sistema de Humanização no Hospital Dório Silva (HDS), a exemplo do Acolhimento com Classificação de Risco (ACR). “No que se refere ao Crefes, estamos concentrados na criação de redes de trabalho e serviços para atingir tanto usuários como servidores”, acrescentou.

Segundo Janaina da Silveira, este evento também marca o inicio dos planos de intervenção, objetivados pelo Curso de Formação de Apoiadores Institucionais para a Política Nacional de Humanização, para sensibilizar servidores, gestores e usuários a comporem o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Crefes. Este Curso de Formação é ministrado mensalmente para todos os profissionais que atuam na Rede Pública de Saúde, visando o apoio institucional no sentido da humanização da atenção e da gestão. Trata-se de uma parceria entre a Sesa, Ministério da Saúde (MS) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Serviço:
Debate sobre ‘Os Desafios na Implantação da Política Nacional de Humanização (PNH)’
Local: Refeitório do Crefes
Endereço: Rua Gastão Roubach, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Data: sexta-feira (25)
Horário: das 8 às 10h30

Programação:
8 horas – Abertura
8h15 – Leitura do Cordel: ‘O dia em que o SUS visitou o cidadão’
8h30 – Palestra: Desafios na Implantação da Política Nacional de Humanização – Dra. Maria Angélica de Andrade (Coordenadora do Setor de Humanização do Hospital Dório Silva)
10 horas – Apresentação do histórico das ações de humanização implantadas no Crefes em 2005
10h15 – Apresentação do Diagnóstico Situacional atual do Crefes no que diz respeito à PNH
10h30 – Encerramento

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann
karllapadua@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard