30/08/2010 11h56 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Sesa promove Fórum de Assistência Farmacêutica em Linhares nesta terça (31)

Coordenadores das Unidades de Saúde de Linhares e médicos do município participam nesta terça-feira (31) de um fórum promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O objetivo do evento é divulgar a política de assistência farmacêutica e sensibilizar os médicos para que eles adotem os medicamentos padronizados como a primeira escolha no momento da prescrição.

O evento terá início às 9 horas, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), com uma reunião entre os coordenadores e auxiliares de unidades de saúde de Linhares. À tarde, a partir das 13 horas, no mesmo local, será realizado um workshop para médicos da rede pública e privada que atendem pacientes beneficiários da assistência farmacêutica pública.

Durante o fórum, haverá a divulgação da Relação Estadual dos Medicamentos Essenciais e Excepcionais (Reneme) e a Relação Municipal dos Medicamentos (Renume), buscando sensibilizar e comprometer os profissionais médicos para que eles conheçam a política pública existente e garantam a eficácia do tratamento proposto aos seus pacientes.

A técnica da Sesa, Ancelma Bernardos, destaca a importância de o profissional médico prescrever um remédio existente para pronta-entrega nas farmácias estaduais. “Às vezes, temos o medicamento disponível com a mesma eficácia e ele opta por prescrever medicamentos estranhos à relação estadual de medicamentos, o que causa uma série de dificuldades ao cidadão e até mesmo ao tratamento”, ressalta a técnica.

O evento desta terça (31) é uma realização da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) da Sesa, por meio do Fórum Intersetorial Permanente de Assistência Farmacêutica (Fipafes), e da Secretaria Municipal de Linhares.

O Fórum Intersetorial Permanente de Assistência Farmacêutica do Espírito Santo (Fipafes) foi criado em outubro de 2007 e começou a atuar efetivamente em maio de 2009, quando foi lançado oficialmente. Ao todo, são 14 membros, dois para cada órgão participante.

Programação do Fórum Intersetorial de Assistência Farmacêutica

Dia: 31/08

Horário: Às 9 horas, reunião ampliada com os Coordenadores de Unidades de Saúde e, às 13 horas, workshop para os médicos da rede

Local: Universidade Aberta do Brasil (UAB), Avenida Presidente Costa e Silva, 155, bairro Novo Horizonte