07/11/2008 06h15 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Sesa promove Fórum sobre sistemas de informação de nascimentos e óbitos nesta sexta (07)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, nesta sexta-feira (07), o Fórum de Indicadores dos Sistemas de Informação de Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc) e do Registro Civil, que será realizado das 8h30 às 17 horas, no auditório da Rede Gazeta, localizado na Rua Chafic Murad, 902, Bento Ferreira, Vitória.

O objetivo do Fórum é capacitar técnicos e profissionais ligados à área de saúde, visando o aprimoramento das informações dos sistemas de informação SIM e Sinasc, e conhecer as inter-relações destes sistemas com o Registro Civil. Segundo a técnica da Gerência de Planejamento, Maria Auxiliadora Fiorillo Mariani, no evento serão aprimorados os indicadores de saúde, que norteiam os trabalhos de elaboração de políticas de saúde. “Dessa forma, teremos dados colhidos nos mais diversos locais, sobre nascimento e óbito da população”.

Os profissionais serão orientados sobre o preenchimento adequado da ficha de notificação. “O Estado identifica a causa de mais de 90% dos casos de nascimento e de óbito. Apenas sete Estados Federados conseguem isso, e o Espírito Santo está entre eles. Com isso, conseguimos saber quais são as principais causas de mortes dos capixabas, por exemplo”, explica Maria Auxiliadora.

Participam do evento técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que buscam trabalhar em conjunto com a Sesa. “Deve haver uma parceria entre IBGE e Sesa, para levantar essas informações de saúde e cidadania”, comentou Maria Auxiliadora.

Devem participar do evento as secretarias municipais de Saúde, as superintendências regionais de Saúde, demógrafos, alunos de Estatística, alunos da pós-graduação em Saúde Coletiva, representantes do Instituto Jones dos Santos Neves e jornalistas, totalizando aproximadamente 250 pessoas.

8h30 – Inscrição

9 horas - Abertura

9h30 - Painel sobre: Sistema de Informação de Mortalidade (SIM/MS) e o Registro Civil: A Situação das Informações sobre Mortalidade. Palestrantes: Dácio Lyra Rabello Neto (Ministério da Saúde) e Celso Cardoso da Silva Simões (IBGE/RIPSA)

10h30 – Intervalo para lanche