29/08/2007 14h35 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Sesa realiza atividades do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza ações de orientação no CRE Metropolitano. Além disso, no sábado, 1° de setembro, a Sesa, por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária de Câncer, participa da 3° Caminhada Contra o Fumo, no Parque Pedra da Cebola, em Vitória, das 8h30 às 12 horas.

Nesta quarta (29), das 8 às 17 horas, a Coordenação Regional de Controle ao Tabagismo, que fica no CRE Metropolitano, em Cariacica, distribuiu folhetos informativos aos presentes. Além disso, há cartazes informativos afixados na porta de entrada e no interior do prédio. E, durante a caminhada, no sábado (1º) serão realizadas atividades como a distribuição folderes, lanches e sorteio de brindes,

A orientação aos usuários do CRE é feita pela coordenadora regional do programa, Mirian Vazzoler, por sua colega de trabalho, Vera Macedo e, até mesmo, pelo motorista, Everton Corrêa, que aproveita o horário livre para ajudar na conscientização. “É melhor ajudar os outros do que ficar parado. Hoje já falei com mais ou menos 300 pessoas”, afirma.

Angelina Souza, de 62 anos, foi uma das pessoas abordadas por Éverton. Ela diz que fuma desde os oito anos de idade, quando começou a “picar” fumo para a avó. Dona Angelina conta que, à época, a falta de informação contribuiu para o uso do tabaco. “A gente não sabia que fazia mal”, explica. Apesar admitir que os filhos e os netos reclamam quando ela fuma dentro de casa, Dona Angelina diz que se tivesse uma segunda chance não chegaria perto do tabaco.

Para ajudar a ilustrar o efeito do cigarro no organismo humano, a Coordenação Regional de Controle ao Tabagismo utiliza a Altina. O nome dela vem da contração dos dois principais elementos encontrados no cigarro: alcatrão e nicotina.

A boneca chama bastante a atenção dos curiosos, sobretudo, das crianças. Vera Macedo é a responsável por “fazer” Altina funcionar. No entanto, ela toma os devidos cuidados quando faz a apresentação. Antes de acender o cigarro na boca da boneca, Vera coloca uma máscara, para que não fume passivamente, e aperta a bomba que faz a Altina “tragar” a fumaça.

Segundo a coordenadora do Programa, Cremilda Silva, é importante que sejam realizadas iniciativas neste sentido, pois elas auxiliam na conscientização da população. “Estas ações ajudam as pessoas a mudarem a concepção sobre o tabagismo e compreender que ele é um problema de saúde pública que gera danos aos fumantes, aos que convivem com eles e ao meio ambiente”, diz.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado por uma lei federal em 1986 e, desde então, todos os anos, no dia 29 de agosto, comemora-se a data em todo o Brasil. Para estimular as programações antitabagistas, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) procura sensibilizar a população realizando trabalhos em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde de todo o País.

No âmbito estadual, o Programa de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária de Câncer orienta os profissionais que são referências municipais do projeto, fornecendo materiais educativos a fim de mobilizar as pessoas para os danos sociais, econômicos e ambientais ocasionados pelo consumo de tabaco e seus derivados.

A campanha deste ano tem como tema “Ambientes Livres de Tabaco”. “A intenção é alertar para o fato de que centenas de milhares de pessoas que nunca fumaram morrem a cada ano por doenças causadas pela exposição à fumaça ambiental do tabaco, também conhecida como tabagismo passivo”, explica Cremilda.

Além disso, ela lembra que o fumo é considerado a principal causa de morte evitável do mundo. Só no Brasil, 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência de problemas trazidos pelo cigarro.

Unidades de saúde que realizam tratamento ao fumante

Centro de Prevenção e Tratamento do Toxicômano (CPTT)
Ilha de Santa Maria, Vitória

Unidade de Saúde de Jardim Camburi