25/01/2008 15h32 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa realiza capacitação de técnicos para a gestão em rede de estoques de medicamentos

A Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza nesta sexta-feira (25) a Capacitação em Gestão de Estoques de Medicamentos.

O treinamento acontece durante toda a tarde, no auditório do Laboratório Central (Lacen) da Sesa, e vai reunir técnicos envolvidos com o suprimento de medicamentos do nível central e das cinco farmácias estaduais, localizadas em Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, compareceu ao treinamento e proferiu um breve discurso de abertura que avaliou a importância de garantir a qualidade do atendimento aos usuários do sistema de saúde de modo geral, um antigo problema enfrentado pelos capixabas. “Nós temos que melhorar radicalmente o atendimento aos cidadãos. Acho que em 2008 teremos um grande salto”, ressaltou Tose.

Para isso, Tose explicou a importância de agilizar o sistema de dispensação de remédios nas farmácias. Ele reiterou: “não basta comprar bem se não conseguir entregar os medicamentos aos usuários”.

Segundo o gerente estadual da Assistência Farmacêutica, Silvio Machado, a pretensão da capacitação realizada nesta sexta-feira é garantir que, a partir da próxima semana, todas as farmácias administradas pela Sesa tenham o mesmo nível de cobertura do nível central.

Ele observou que toda a equipe de farmacêuticos responsável pela dispensa de medicamento aos usuários deverá fazer parte de um plano de gestão em rede. Em outras palavras, caberá a eles garantir uma cobertura de medicamentos que preze pela perfeição.

Um dos farmacêuticos é Cláudio Alves, que trabalha no Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus, e participou da capacitação a fim de aprender os métodos e critérios que ajudarão os profissionais de todas as farmácias da rede pública de saúde do Estado a manter um nível de cobertura de excelência.

O treinamento

O objetivo da capacitação é melhorar a gestão dos estoques de remédios para permitir que a cobertura de medicamentos excepcionais nas farmácias estaduais alcance os mesmos resultados já registrados no Núcleo de Armazenamento, Controle e Distribuição – de 99,31% (cobertura referente ao mês de dezembro).

Com o treinamento, a Geaf pretende ainda implantar a gestão em rede dos estoques. A proposta estabelece um profissional de referência e um suplente para a gestão do estoque de cada farmácia; uniformiza métodos e critérios; cria estoques de segurança; e prevê o remanejamento preventivo para evitar o desabastecimento ou o excesso de estoque de algum medicamento.

A partir de março, a Geaf implantará também o Serviço de Supervisão Permanente. A supervisão será feita com visitas a monitorar, in loco, a implantação da gestão em rede. A supervisão criará ainda indicadores de cobertura para cada farmácia, que serão avaliados periodicamente.

“Queremos garantir a gestão eficiente dos estoques nas farmácias, que é onde o cidadão efetivamente recebe nossos serviços, para que possamos alcançar a excelência já conquistada no nível central”, salientou o coordenador da Geaf e instrutor do treinamento, Silvio Machado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Manuella Siqueira e Marcos Bonn
manuellaromeiro@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard