13/08/2007 14h43 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Sesa realiza capacitação em coleta de produtos sujeitos à vigilância sanitária

Assegurar aos cidadãos a venda de produtos que cumpram com os requisitos de qualidade é uma das atividades da Vigilância Sanitária Estadual. Preocupado com isso, o Núcleo Especial de Vigilância em Saúde (Nevs) promove, no período de 20 a 22 deste mês, uma capacitação em coleta de produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Durante a capacitação, que será realizada em duas etapas, teórica e prática, os participantes poderão se atualizar ou aprender sobre a coleta de produtos relacionados com a industrialização e comercialização de alimentos e medicamentos. Também terão subsídios em relação à legislação sanitária pertinente.

Será utilizado como método de ensino o Manual do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Participam do evento representantes das Vigilâncias Sanitárias Municipais, das Regionais de Saúde, do Procon, Decon e Anvisa.

Para a parte prática em alimentos será utilizado o supermercado Sam’s Club e na área de medicamentos a Gerência de Assistência Farmacêutica, da Sesa, irá ceder material.

“O objetivo é que a partir do curso cada município monitore seus produtos para que a população tenha uma maior segurança alimentar. O monitoramento por meio de coletas de produtos sujeitos a fiscalização da vigilância sanitária é uma ótima ferramenta de prevenção”, afirma Sandra Josefa Schwartz Mendonça, técnica do Nevs.

A capacitação teórica será realizada no auditório do Diário de Imprensa Oficial (DIO-ES), das 8 às 18 horas.

Fique atento

São quatro os principais requisitos de garantia da qualidade de um produto.
- Registro prévio dos produtos à sua colocação no mercado.
- A inspeção para verificação do cumprimento de boas práticas de fabricação.
- O controle da qualidade de insumos e produtos.
- O monitoramento dos produtos após sua distribuição no mercado.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha