17/01/2006 13h23 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Sesa realiza capacitação para gerenciamento de Farmácia Básica

Preocupada com o controle e regulação do estoque de remédios, a Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica (Geaf) realizará, nos próximos dias 23, 24 e 25 (segunda, terça e quarta-feira), o Curso de Capacitação para Implantação e Gerenciamento do Sistema de Informação da Farmácia de Atenção Básica (Sifab), envolvendo os 78 municípios do Espírito Santo.

De acordo com Silvio Machado, responsável pela Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica, o curso é importante para reforçar o controle do estoque e acesso dos medicamentos, num momento em que os valores e a oferta dos remédios para a população foram ampliados.

“Houve um incremento de 82% no montante de recursos para aquisição de medicamentos para atenção básica, que passará de R$ 2,00 para R$ 3,65 per capita/ano, cujo financiamento será compartilhado entre os governos municipais, estaduais e o federal”, destaca Silvio.

“O novo Plano também contempla um elenco de medicamentos maior do que o anterior, passando de 42 para 60 a serem adquiridos e disponibilizados à população usuária das Farmácias Públicas municipais. Além disso, a nova pactuação entre as três esferas de Governo prevê um recurso adicional de R$ 2,10 per capita/ano para aquisição específica de mais 14 medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial, diabetes, asma e rinite”, finaliza Silvio Machado.

Para a capacitação, a Sesa está viabilizando o treinamento de um profissional de cada município para a implantação e gerenciamento do Sistema de Informações da Farmácia Básica, responsável pela garantia da implantação e manutenção do Sifab. Para uma melhor otimização, o curso foi dividido em três grupos.

O curso acontecerá no Laboratório de Informática da EMESCAM (prédio do Curso de Farmácia), das 8 às 18 horas.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br