17/11/2004 16h28 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Sesa realiza Dia D de Combate à Dengue

Neste sábado (20), todos os esforços da Secretaria Estadual de Saúde estarão voltados para o combate do mosquito da dengue. É o lançamento da Campanha de Combate à Dengue, que acontece na escola municipal Padre Humberto Piacente, em Alecrim, Vila Velha, com a presença do secretário de Estado da Saúde João Felício Scárdua.

Depois da abertura oficial, acontece um passeio ciclístico com premiação para os participantes, além de panfletagens e realização de oficinas dos trabalhos confeccionados por alunos com materiais descartáveis.

A dengue, que em sua versão hemorrágica pode até matar, foi muito combatida neste ano de 2004, quando a Secretaria reduziu de 34 mil casos para 5.238 ocorrências da doença. O resultado foi alcançado devido ao trabalho intensivo dos agentes municipais e da coordenação estadual, além da participação da população.

A maior preocupação da coordenação estadual de combate à dengue é com o índice de infestação, que está alto nos municípios da Grande Vitória. Para Gilmar Cordeiro, referência técnica no controle do vetor da dengue, o motivo é um descuido da população no combate aos focos do mosquito.

“Se a população não participar ativamente, tapando caixas d’água, retirando água das garrafas e furando os pneus, teremos problemas sérios com a dengue no Estado. Só a ação da Sesa e das prefeituras não acabará com a presença do mosquito. Combate a dengue é combate para todos os dias”, disse Gilmar.

Parcerias

Além do Dia D, a Secretaria Estadual de Saúde firmou parcerias para a realização de atividades de informação e combate aos focos em outras datas. A Ceturb terá grande participação, com afixação de cartazes e faixas nos Terminais do Transcol e a colocação de publicidade em 200 ônibus; distribuição de material de campanha por agentes de saúde nos Terminais do Ibes, Vila Velha, Campo Grande e Itacibá.

O Sesi desenvolverá trabalhos educativos nas suas Unidades Operacionais, com mobilização das comunidades e escolas para a realização de passeatas, passeios ciclísticos, palestras para pais e alunos e outras atividades.

No Instituto Estadual de Meio Ambiente foi programada uma ação para a sexta-feira (19), quando a Unidade Móvel da Dengue estará apresentando microscópios com as larvas do mosquito e as formas de combate à dengue para funcionários do órgão e alunos de escolas do entorno. A Anvisa realizará ações nos portos e aeroportos amanhã e sexta (18 e 19), com exposições e informações sobre a dengue.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br