14/12/2009 06h34 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Sesa realiza encontro com sociedade civil para traçar plano de ações em DST/Aids para 2010

Nesta terça-feira (15), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove um encontro com as coordenações de DST/Aids de municípios que oferecem apoio, por meio de Organizações Não-Governamentais (ONGs), a pacientes com a doença. O encontro será realizado no auditório da Funasa, na Praia do Canto, Vitória, a partir das 09 horas, e terá a participação de um representante do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com a coordenadora de DST/Aids da Sesa, Sandra Fagundes, um dos focos da reunião é estender o debate da parceria entre a sociedade civil e o poder público no combate à doença. “Esta discussão é muito importante para trabalhar a política pública de DST/Aids e hepatites e para que a gente tenha o plano de ações de 2010 acordado entre estas duas partes”.

Para Sandra Fagundes, a sociedade civil desempenha um papel relevante no apoio às pessoas que têm a doença. “As ONGs têm um trabalho bastante intenso com pacientes HIV positivo. Não só por causa das casas de apoio, mas também porque estas instituições trabalham com a prevenção da doença e prestam apoio social aos pacientes”, explica.

Atualmente, os municípios que ofertam este tipo de assistência são: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Segundo Sandra Fagundes, a coordenação de DST/Aids da Sesa repassa recursos financeiros para ajudar no funcionamento das ONGs.

O encontro será moderado pelo chefe-adjunto da sociedade de direitos humanos do departamento nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do MS, Gil Casimiro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard