02/05/2007 16h15 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Sesa realiza Encontro Estadual do Pacto pela Saúde 2007

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Gerência Estratégica de Vigilância em Saúde (Gevs) e da Gerência Estratégica de Regulação e Assistência (Gera), realiza nesta quinta (03) e sexta-feira (04) o Encontro Estadual do Pacto pela Saúde 2007. O evento será no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, das 8 às 17 horas. Estarão reunidos representantes da saúde dos 78 municípios, entre secretários e técnicos municipais, além de técnicos da Sesa.

Esse é o 7º encontro desde a criação do Pacto, em 1999, e vem com uma novidade: a unificação de três outros que existiam até 2006: Pacto da Atenção Básica, Programação Pactuado Integrado da Vigilância em Saúde (PPI da Vigilância) e o da Assistência em Saúde (PPI da Assistência) - recebeu o nome de Pacto pela Vida.

Com isso, o conteúdo do Pacto agora privilegia a organização dos serviços de saúde por micro regiões. O objetivo é promover a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Espírito Santo, tendo como foco principal a descentralização e a regionalização dos serviços de saúde.

O Pacto é um instrumento de gestão estabelecido pelo Ministério da Saúde, para balizar os serviços. Neste encontro serão discutidas as ações estabelecidas pelo Pacto e, segundo a realidade de cada município, serão traçadas as metas na área da saúde para o ano de 2007.

A partir do que será traçado para este ano, com o foco na descentralização dos serviços prestados aos capixabas, a intenção é melhorar o acesso da população ao atendimento médico. Hoje, a assistência da atenção básica e a de média complexidade ainda estão concentradas na Grande Vitória.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br