03/10/2006 05h51 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Sesa realiza segunda oficina de atualização do Sifab

A Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica (Geaf), subordinada à Secretaria de Estado da Saúde, desenvolve em 2006 uma política de avaliação, monitoramento e gerenciamento do Sistema de Informação da Farmácia de Atenção Básica (Sifab). Como parte deste plano de atendimento, realiza, nesta terça-feira (03), a segunda oficina de atualização do Sifab, no auditório da Fundacentro, de 8h30 às 17h30.

De acordo com Silvio Machado, responsável pela Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica, esta atualização é importante para acompanhar o trabalho de implantação do Sifab nos municípios.

“Tivemos uma ampliação nos valores e na oferta dos remédios para a população. Houve um incremento de 82% no montante de recursos para aquisição de medicamentos para atenção básica, que passará de R$ 2,00 para R$ 3,65 per capita/ano, cujo financiamento será compartilhado entre os governos municipais, estaduais e o federal”, destaca Silvio.

“O novo plano também contempla um elenco de medicamentos maior do que o anterior, passando de 42 para 60 a serem adquiridos e disponibilizados para a população usuária das Farmácias Públicas municipais. Além disso, a nova pactuação entre as três esferas de Governo prevê um recurso adicional de R$ 2,10 per capita/ano para aquisição específica de mais 14 medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial, diabetes, asma e rinite”, finaliza Silvio Machado.

Para a capacitação, a Sesa está viabilizando o treinamento de profissionais, de cada um dos municípios capixabas, para a implantação, manutenção e gerenciamento do Sistema de Informações da Farmácia Básica, responsável pela garantia da implantação e manutenção do Sifab. Para um melhor desempenho, o curso foi dividido em dois grupos, um pela manhã e outro à tarde.

A política de avaliação, monitoramento e gerenciamento da distribuição e aquisição desses medicamentos começou a ser discutida, oficalmente, durante o Seminário Estadual de Assistência Farmacêutica, realizado em agosto deste ano, no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo.

Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida
Tels.: 3137 2378 / 3137 2315 / 9969 8271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br