07/03/2008 12h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa realiza treinamento sobre dengue em Colatina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Colatina, realiza nesta sexta - feira (07), uma reunião com cerca de 40 técnicos de 23 municípios da região. O evento, que acontece na própria regional, começou esta manhã e segue durante toda a tarde.

Durante a reunião, estão sendo passadas orientações técnicas sobre ações de combate ao vetor transmissor da dengue. Os participantes aprendem como organizar e padronizar as ações que devem ser desenvolvidas em situações de possível epidemia. Além disso, a equipe do Núcleo Especial da Vigilância Ambiental, da Sesa, está discutindo ações preventivas que podem evitar um surto de dengue.

Estão sendo abordados a situação epidemiológica e as perspectivas dos municípios, as ações da Vigilância Epidemiológica, a assistência ao paciente e a elaboração do plano de contingência, entre outros temas.

A necessidade do treinamento surgiu devido ao grande número de casos suspeitos de dengue em Mantenópolis. No município o número de notificações da doença tem sido alto: cerca de 270 no total até esta semana. Em Pancas a situação também está começando a preocupar.

Segundo a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional de Colatina, Kesia Caliari, “o objetivo do curso é capacitar os agentes para que eles tenham condição de desenvolver ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti durante todo o ano, evitando a ocorrência do número elevado de casos da doença”. A idéia é preparar os técnicos para trabalhar diretamente com ações para evitar maiores problemas.

Para ela, além dos trabalhos executados pelas esferas municipais, estaduais e federal de Governo, é importante que haja mobilização das pessoas, pois a maioria dos focos da doença está nas residências, em vasos de planta, recipientes de alimentação de animais domésticos, caixas d’água e em entulhos. “Sem a participação da população, não há êxito”, conclui Kesia.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha