28/11/2013 07h49 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Sesa realiza workshop sobre cuidados paliativos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza nesta sexta-feira (29) o I Workshop sobre Cuidados Paliativos para hospitais estaduais e filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O evento debaterá soluções para universalizar e ampliar a assistência a pacientes crônicos em fase avançada da doença, como parte do processo de humanização do atendimento na área da saúde. Todas as vagas já estão preenchidas.

Será um encontro técnico, voltado para gestores e equipes interdisciplinares, ofertado em parceria com os Institutos do Câncer de São Paulo (Icesp) e Rio de Janeiro (Inca) e com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Espírito Santo. O evento será realizado no auditório do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, das 08 às 17h30.

Segundo a referência técnica do Programa Saúde do Idoso da Sesa, Waleska Binda Wruck, o encontro servirá como uma oficina de trabalho na busca de soluções para que a assistência paliativa, de qualidade e universal, se torne uma realidade no Espírito Santo.

Segundo Waleska, devido ao grande número de casos de câncer no Brasil, sendo a segunda causa de morte mais frequente, e o aumento de casos de doenças degenerativas, a Sesa avança na discussão visando à implantação de serviços nesta área nos hospitais estaduais.

“Precisamos construir juntos um novo cenário que permita dar uma melhor assistência a esses pacientes crônicos em fase avançada e que geram um alto custo em saúde. O workshop é uma oportunidade excelente para troca de experiências e conhecimentos e reforça o compromisso da Sesa em dar uma resposta mais digna e ética a pacientes portadores de doenças crônicas, progressivas e incuráveis e de mostrar repúdio a todo e qualquer forma de sofrimento”, ressalta Waleska.

Fique por dentro:

Workshop de Cuidados Paliativos para os Hospitais Estaduais do ES

Dia: sexta-feira (29)
Horário: das 08 às 17h30
Local: Auditório do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.

Frentes de debate:

- A universalização da assistência: sobre a necessidade de políticas públicas e o estabelecimento de critérios de qualidade da assistência aos pacientes que precisam de cuidados paliativos;

- A ampliação da assistência: durante muito tempo esse tipo de cuidado esteve relacionado à oncologia. Hoje é consenso que seus benefícios alcançam qualquer paciente crônico, desde os portadores de cardiopatias aos diabéticos, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, renal crônico, Idosos com doenças degenerativas, entre outros.

Hospitais participantes

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Hospital Estadual Dório Silva
Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac)
Hospital Estadual Infantil de Vitória
Hospital Estadual Infantil de Vila Velha
Hospital Estadual Antonio Bezerra de Faria
Hospital Estadual Central
Hospital da Polícia Militar (HPM)
Hospital Evangélico de Vila Velha
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Hospital Santa Rita de Cássia
Hospital das Clínicas, em Vitória
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8137/3345-8074/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard