29/04/2009 17h22 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa recebe mais duas notificações de influenza suína mas casos não são considerados suspeitos

Mais duas notificações de influenza suína foram recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na noite desta quarta-feira (29). O homem, de 26 anos, a mulher, de 24 anos, residentes na Capital, retornaram do México nesta terça-feira (28), entretanto, não são considerados casos suspeitos da doença, e sim, pacientes com necessidade de monitoramento.

Segundo definição do Ministério da Saúde, as notificações da enfermidade estão sendo divididas em dois tipos. Os pacientes suspeitos são os que apresentam tosse e febre alta repentina, acima de 38º C, e são provenientes de áreas consideradas de risco. Os pacientes em monitoramento, também devem ter vindo de uma região afetada, mas não apresentam os sintomas imprescindíveis (febre e tosse).

Os sintomas apresentados pelo casal surgiram um dia antes de chegarem ao Brasil (dia 27) e incluem tosse, coriza e dor de cabeça, mas sem a presença de febre.

O atendimento está sendo feito no Vitória Apart Hospital, unidade de referência, onde o casal está internado. A coleta de material biológico para análise laboratorial (secreção) será realizada nesta quinta-feira (30) por profissionais da Sesa.

Com as duas notificações desta quarta (29), agora são dois casos suspeitos de influenza suína e dois pacientes em monitoramento no Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard