16/06/2009 15h12 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Sesa recebe notificação de dois casos suspeitos de influenza A (H1N1)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi notificada, nesta terça-feira (16), sobre dois casos suspeitos da Influenza A (H1N1). Um deles é um homem de 29 anos que mora nos Estados Unidos. Ele estava em Buenos Aires, na Argentina, e chegou a Vitória no último dia 12 com febre e tosse.

O outro suspeito é um homem de 24 anos, morador de Vitória. Ele retornou de uma viagem ao Chile nesta segunda-feira (15) apresentando os sintomas da doença – febre, tosse e coriza. Uma mulher de 29 anos que tem contato com este paciente está de quarentena. Ela apresenta tosse e coriza, mas não é considerada suspeita.

Os dois homens, que estão em isolamento domiciliar, foram atendidos no Vitória Apart Hospital – unidade de referência -, em Serra, e fizeram exames clínicos e coleta de material (secreção) para análise laboratorial na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O resultado deve ficar pronto em até 10 dias.

Família

Também está em quarentena uma família de cinco pessoas de Vitória. Todos tiveram contato com um adolescente de 16 anos – que teve laudo positivo para a Influenza A (H1N1) -, morador dos EUA, mas que está em isolamento domiciliar na casa de parentes em São Paulo. Todas essas pessoas estão sendo monitoradas e orientadas pelos técnicos da Sesa, mas não são consideradas suspeitas, pois não apresentam sintomas da gripe.

O Espírito Santo registrou, até esta terça-feira (16), um total de 12 casos suspeitos da nova gripe. Destes, nove já foram descartados por exames laboratoriais. A primeira notificação foi em 28 de abril.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard