28/04/2009 15h30 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa recebe primeira notificação sobre suspeita de influenza suína nesta terça (28)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi notificada, na tarde desta terça-feira (28), sobre a primeira suspeita de influenza suína no Espírito Santo. O homem, de 32 anos e morador de Vila Velha, é recém-chegado dos Estados Unidos, onde esteve nas última duas semanas, quando começou a apresentar os primeiros sintomas.

O paciente foi atendido no Vitória Apart Hospital, unidade de referência, onde os profissionais da Sesa fizeram a coleta do material (secreção) para análise laboratorial na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O resultado do exame deve ficar pronto até esta quinta-feira (30).

Nesse caso, não houve necessidade de internação devido ao período clínico da doença - haja vista que a transmissão ocorre entre dois dias antes dos primeiros sintomas até cinco dias depois da manifestação da influenza suína. Conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o paciente foi orientado a ficar em isolamento domiciliar com a utilização de máscara descartável – pois ainda apresenta tosse.

Histórico

A pessoa esteve nos Estados Unidos entre os dias 12 e 24 de abril. No dia 18, em Nova Iorque, sintomas como febre alta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, dificuldades respiratória e secreção esverdeada tiveram início, com melhora no dia seguinte. Entretanto, no dia 23, a febre alta e a tosse tornaram a aparecer, agora com presença de calafrio. No dia 25, o paciente chegou ao Brasil e foi atendido em um hospital da rede privada. Nesta terça (28), foi atendido no Apart Hospital e o caso foi notificado à Sesa.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde (MS), pessoas procedentes do México e de áreas afetadas nos Estados Unidos e Canadá, nos últimos 10 dias, devem ficar alerta para os principais sintomas: febre alta repentina (superior a 38ºC) acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard