29/04/2009 07h22 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa recebe segunda notificação de suspeita de influenza suína

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, após as 23 horas desta terça-feira (28), a notificação da segunda suspeita de influenza suína entre os capixabas. Trata-se de uma mulher, de 19 anos, residente em Vitória, que passou três semanas nos Estados Unidos.

Os primeiros sintomas, como febre alta, tosse, dor no corpo e cefaléia, apareceram na última segunda-feira (27), um dia depois de seu desembarque no Brasil.

Como ainda pode estar no período de contágio da doença – que acontece entre dois dias antes dos primeiros sintomas até cinco dias depois da manifestação – a paciente foi internada na noite desta terça (28), no Vitória Apart Hospital, unidade de referência, e passa bem.

Técnicos do Laboratório Central (Lacen) da Sesa fizeram a coleta do material biológico (secreção) na manhã desta quarta-feira (29), para análise laboratorial na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde (MS), pessoas procedentes do México e de áreas afetadas nos Estados Unidos e Canadá, nos últimos 10 dias, devem ficar alerta para os principais sintomas: febre alta repentina (superior a 38ºC) acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard