28/12/2005 06h48 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Sesa repassa mais de R$ 13 milhões em ações para a melhoria na saúde em todo o Estado

O secretário de Saúde, Anselmo Tose, abriu, na manhã desta quarta-feira (28), a solenidade que marcou o repasse de mais de R$ 13 milhões em recursos para municípios, hospitais filantrópicos, Hucam e para pagamento das emendas dos deputados estaduais.

O evento aconteceu no Palácio Anchieta e contou com a presença do governador em exercício Lelo Coimbra, dos secretários de Ciência e Tecnologia, Guilherme Henrique Pereira, do secretário de Articulação com os Municípios, José Eugênio Vieira, e do superintendente Estadual de Comunicação Social, Fernando Künsch.

Também participaram a diretora do Hospital Evangélico de Vila Velha, Sirlene Motta, representando os hospitais filantrópicos, e o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Roberto Valadão, representando os prefeitos do Estado, além de outras autoridades políticas.

Em sua fala, o secretário Anselmo Tose anunciou 10 novos leitos de UTI no Hospital São Camilo, em Aracruz, e um futuro convênio para mais 10 novos leitos para o Hospital Madre Teresa, no município de Santa Teresa.

O governador em exercício, Lelo Coimbra, fez um balanço do ano de 2005 e disse que houve muito avanço em relação ao início do Governo. Lelo afirmou que 2006 será um ano de prioridade na saúde, quando acontecerá o maior volume de recursos repassados para a área. Além disso, segundo Lelo, o Governo vai estimular o envolvimento entre o Estado e as prefeituras para a melhoria da saúde como um todo.

Recursos

Os três hospitais de Cachoeiro de Itapemirim – Evangélico, Santa Casa e Infantil – receberão um montante de R$ 2,5 milhões. O Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) também receberá o mesmo valor, maior do que o pactuado para o pagamento dos atendimentos realizados fora do teto financeiro da instituição.

Sinavisa

Quarenta e oito municípios receberão recursos para a criação e estruturação do Sistema de Informação de Vigilância Sanitária (Sinavisa). Serão mais de R$ 500 mil para a utilização na compra de computadores, impressoras, estabilizadores, aparelhos de fax e máquinas fotográficas digitais.

O valor repassado foi determinado pela quantidade de moradores nas cidades. Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Viana e Vitória receberão R$ 15 mil para equipar suas Vigilâncias.

Água Doce do Norte, Águia Branca, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindemberg, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São Gabriel da Pelha, São Roque do Canaã, Sooretama e Venda Nova do Imigrante receberão R$ 10 mil para o mesmo trabalho.

Farmácia Básica

Aproximadamente R$ 1 milhão será utilizado no repasse da contrapartida estadual na compra de medicamentos básicos para os 78 municípios do Espírito Santo. Municípios com maior população ganham mais e boa parte da verba está centralizada na Grande Vitória.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br