20/07/2009 12h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Sesa selecionará tutores para curso de gestão à distância

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai selecionar oito pessoas no Estado para atuarem como tutoras no “Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS”. O edital para a escolha dos tutores está previsto para ser lançado no final deste mês no site da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (www.ead.fiocruz.br), instituição que coordenará a capacitação.

Esta será realizada, no próximo mês de setembro, em Goiânia, durante a Formação Inicial de Tutores, que terá duração de cinco dias. O Espírito Santo está inserido na seleção de tutores da Região Centro-Oeste.

A escolha dos tutores será realizada em duas etapas. Na primeira, quando serão selecionados oito tutores e dois suplentes, será feita uma análise da documentação dos candidatos. Já na segunda etapa, o candidato passará por uma prova que será aplicada ao final da Formação Inicial de Tutores.

Para concorrerem às vagas de tutores, os candidatos devem preencher alguns requisitos: ter graduação nas áreas de saúde, ciências sociais, administração ou serviço social e experiência como docente no ensino superior ou de pós-graduação, preferencialmente na modalidade à distância.

E ainda habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade: internet, e-mails, fóruns, chats e afins, e disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício da tutoria, incluindo o plantão presencial de quatro horas semanais, que será realizado em local a ser definido pela Sesa.

Cada tutor escolhido vai receber uma bolsa de R$ 1,2 mil e será responsável por cerca de 30 alunos do “Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS”. Este será oferecido para 232 profissionais da rede de atenção básica do Estado e deve ser realizado a partir de outubro deste ano.

Trata-se de aperfeiçoamento, à distância, na modalidade semipresencial, com carga horária de 180 horas, sendo 156 delas realizadas à distância e 24 de forma presencial, distribuídas em sete meses. Os alunos serão indicados pelos secretários municipais de saúde do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard