08/10/2008 11h15 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Superintendência de Saúde de Colatina promove evento sobre tabagismo a partir desta quinta (09)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), promove, nesta quinta (09) e sexta (10), o Curso sobre Abordagem e Tratamento Intensivo de Fumantes. O evento será realizado das 8 às 17 horas, no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Colatina.

O curso é voltado para os profissionais de saúde dos municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Nova Venécia, São Domingos do Norte e São Roque do Canaã.

Os participantes serão responsáveis pela multiplicação do curso em seus respectivos municípios ou unidades de saúde de origem. O objetivo do evento é capacitar recursos humanos visando à municipalização do tratamento do tabagista na rede de atenção primária em saúde.

Tabagismo

Estima-se que no planeta haja 1,2 bilhão de tabagistas, sendo que três milhões de mortes anuais podem estar relacionadas ao hábito. No Brasil, são 32 milhões de tabagistas e 200 mil mortes por ano associadas ao fumo. Se o atual padrão de consumo não for revertido, esse número poderá chegar a 10 milhões de mortes anuais em 2020.

Do total dos fumantes, de 80% a 85% iniciam o hábito na adolescência. De todos os cânceres, 30% estão relacionados ao cigarro. O caso do câncer de pulmão é marcante: 85% dos casos seriam evitados se a pessoa abandonasse o vício. Além disso, 25% dos infartos, derrames cerebrais e anginas são causados pelo tabaco.

Da mesma forma que o álcool, a cocaína e a heroína, a falta das substâncias presentes no cigarro faz o organismo entrar em crise de abstinência. Ou seja: deixa o fumante com vontade incontrolável de fumar. Estudos comprovam que mesmo quem fuma há muito tempo tem benefícios ao abandonar o cigarro.

Programação do evento

Dia 09 (quinta-feira)

8 horas – Coffe break
8h30 - Abertura