22/07/2008 15h25 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Técnicos da Anvisa visitam o Estado para conhecer ações de prevenção e controle do surto de micobactéria

A convite do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, dois técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estão no Espírito Santo para discutir e tomar conhecimento de todas as ações de prevenção e controle do surto de micobactéria. Eles permanecem no Espírito Santo até esta quarta-feira (23).

A gerente de Tecnologia da Organização de Serviços de Saúde, Maria Ângela Nogueira, e o gerente de Investigação e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos, Leandro Queiroz, da Anvisa, avaliam o assunto por meio de reuniões e visitas.

Já foram promovidos encontros com as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do Estado e com a Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH). Os gerentes também estiveram no Laboratório Central (Lacen), no ambulatório de tratamento dos infectados no Hospital das Clínicas e em um hospital particular da Grande Vitória, onde houve notificação dos casos.

No que se refere ao avanço no controle e prevenção da doença, a avaliação dos técnicos sugere que várias mudanças já foram adotadas motivadas pelas ações estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). De acordo com eles, o trabalho que foi feito está tendo resultado.

Embora apenas uma instituição particular tenha sido visitada devido à escassez de tempo, os gerentes acreditam que os outros hospitais e clínicas também estejam seguindo as normas elaboradas uma vez que o número de casos diminuiu. A boa perspectiva, entretanto, não pode ofuscar as muitas ações que ainda estão em curso.

Na tarde desta terça-feira (22), após um encontro com o secretário da Saúde, Anselmo Tozi, os técnicos seguiram para outra reunião com representantes da comissão dos infectados por micobactéria e da Gerência de Vigilância em Saúde da Sesa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard