11/11/2013 15h03 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Time de Resposta Rápida será implantado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Com o objetivo de agir de forma preventiva junto aos pacientes para reduzir o número de intercorrências clínicas graves e paradas cardiorrespiratórias nas unidades de internação, será implantado o Time de Resposta Rápida (TIRR), no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Para capacitar as suas equipes de atendimento das Unidades de Internação e Hospital Dia, foi firmada parceria com a Faculdade Multivix (antiga Univix), em Vitória, para treinamento de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que formarão o TIRR do hospital.

O treinamento, que envolve em um primeiro momento 50 colaboradores, é realizado no Laboratório de Habilidades para Treinamento da Multivix e está sendo dividido em três etapas. A primeira foi realizada no dia 04 de novembro e as demais serão realizadas nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12), composta por módulos que abordam o funcionamento do teste de Resposta Rápida, exposições teóricas do atendimento da parada cardiorrespiratória e simulação de atendimento.

A ideia é que os profissionais treinados sejam multiplicadores, estendendo os conhecimentos a cerca de 100 outros colaboradores do Hospital Dia e das Unidades de Internação, implantando efetivamente as equipes de TIRR do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

Para a enfermeira, Luciana de Souza Costa, que realizará o treinamento nos dias 11 e 12, é fundamental capacitar a equipe, pois os resultados beneficiam diretamente o paciente. “A implantação do Time de Resposta Rápida do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, por meio da capacitação de cerca de 150 colaboradores trará enormes benefícios para os nossos pacientes. Ele será assistido por uma equipe que poderá intervir imediatamente aonde o paciente estiver dentro da unidade, além de ações preventivas que reduzem os casos de parada cardiorrespiratória e outras intercorrências nas unidades de internação”, disse.

Além do benefício do atendimento em tempo hábil ao paciente, o TIRR é uma importante ferramenta de gerenciamento de riscos, promovendo a segurança do paciente de acordo com a Portaria 529 de 1º de abril de 2013 e a Resolução da Diretoria Colegiada 36 de 25 de julho de 2013.

Benefícios

O Time de Resposta Rápida (TIRR) é um grupo de profissionais que levam expertise em cuidados críticos/intensivos à beira do leito ou onde se fizer necessário. Este grupo assiste o paciente em um ambiente multidisciplinar contínuo e prontamente disponível para o atendimento e prevenção de intercorrências clínicas graves e, finalmente a assistência a parada cardiorrespiratória (PCR), ampliando a segurança do mesmo.

Nos hospitais as paradas cardíacas geralmente são precedidas por sinais perceptíveis de deterioração, normalmente, de 6 a 8 horas antes da parada ocorrer. O reconhecimento precoce desses sinais e o pronto atendimento podem reduzir a mortalidade em pacientes hospitalizados.

O sucesso no atendimento a uma PCR depende de medidas de ressuscitação imediatas, realizadas por profissionais treinados e com recursos adequados. Segundo estudos realizados no Hospital Albert Einstein em São Paulo, a implantação de equipe de TIRR traz uma redução em até 50% nas PCR’s fora dos CTI’s e nas emergências pós-operatórias e cerca de 60% das transferências para a UTI, evitando óbitos em até 37%.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Thiago Alves
(27) 99933-2545
thiago.alves@hejsn.aebes.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard