13/09/2011 06h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Time feminino da Sesa fica em quinto lugar em campeonato nacional de basquete para cadeirantes

O time de basquete em cadeira de rodas feminino do Centro de Reabilitação Física da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) representou o Espírito Santo no campeonato nacional da modalidade, realizado entre quarta-feira (07) e domingo (11), em Belém do Pará. A equipe ficou em quinto lugar na competição, que reuniu representantes de quatro estados e do distrito federal, totalizando sete times.

O grupo enfrentou todos os sete participantes e conseguiu duas vitórias, contra Brasília e Ceará, e perdeu quatro vezes. Entretanto, na opinião do técnico do time e professor de educação física do Centro de Reabilitação, Martoni Moreira Sampaio, mais importante que avaliar o resultado foi poder observar o potencial do grupo.

“A equipe é inexperiente, mas com potencial muito grande. Mesmo com um desfalque importante, mostrou que está aprendendo e que o trabalho está sendo feito da forma correta”, diz Martoni, citando o jogo contra o melhor time de São Paulo. Depois de estar perdendo por 20 pontos, a equipe da Sesa conseguiu o empate, levou a partida para a prorrogação e acabou perdendo.

De acordo com ele, esta é apenas a segunda vez que o time feminino participa de uma competição nacional. “O basquete feminino está começando no Brasil, existem equipes, mas a maioria não é organizada como a nossa”, afirma. Para Martoni, eventos como este ajudam a proporcionar mais experiência às atletas.

Todas as 11 jogadoras que participaram do Campeonato Brasileiro Feminino de Basquetebol em Cadeira de Rodas são pacientes do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha. Uma delas, Geisiane de Sousa Maia, foi eleita a melhor do Brasil na posição três – equivalente à armadora. A viagem recebeu o patrocínio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, que bancou as passagens aéreas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Jucilene Borges|Raquel d’Ávila|Alessandra Fornazier|Marcos Bonn
(27) 3137-2307|3137-2378|9969-8271|9943-2776|9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard