02/03/2009 06h56 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Tomógrafo computadorizado começa a funcionar nesta segunda (02) no Hospital Dório Silva

A partir desta segunda-feira (02), o Hospital Dório Silva (HDS) vai disponibilizar exames de tomografia dentro da unidade. Um tomógrafo computadorizado será colocado em funcionamento, beneficiando aproximadamente mil pacientes por mês. Este tipo de exame era, até então, comprado na rede privada.

A cada mês eram realizados 350 procedimentos. O exame e o transporte custavam ao Estado, em média, R$ 500,00 por paciente. Com a mudança, além da economia para os cofres públicos, haverá ainda uma economia social, pois o usuário não vai mais precisar se deslocar em uma remoção de mais de 40 minutos – ida e volta até o Centro de Vitória – para se submeter ao exame.

O paciente também vai ganhar agilidade no atendimento. “Os exames ficam prontos na hora e o tratamento é iniciado o mais breve possível”, afirmou o diretor-geral do HDS, Eumann Rebouças.

Segundo ele, os pacientes externos também poderão usufruir do tomógrafo computadorizado. Para eles, haverá agendamento de exame pelo Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica.

Mamografia

O diretor-geral conta que, para a realização dos exames de tomografia, o Estado contratou uma empresa terceirizada que vai cuidar ainda das mamografias e dos raios X. Esta mão-de-obra vai possibilitar que tais procedimentos também sejam oferecidos em maior número.

A expectativa é que sejam realizadas mil mamografias mensais, sendo que até este último mês de fevereiro, eram 600; e aproximadamente 6 mil exames de raio X por mês, saindo da média anterior, que era de 4.800.

Respiradores e monitores

Além do tomógrafo computadorizado, o hospital vai começar a trabalhar com 30 novos respiradores artificiais e 62 novos monitores eletrônicos. Os aparelhos vão ser utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Pronto-Socorro, no Centro Cirúrgico e no Centro Obstétrico.

Segundo o diretor, parte dos respiradores já está em funcionamento e os monitores chegam à unidade no próximo dia 15. Os equipamentos que foram adquiridos para substituir os antigos custaram R$ 3,8 milhões.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard