07/05/2009 11h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Três pacientes do Serviço de Assistência Especializada já foram submetidos a transplante de fígado

Desde outubro de 2006, a população de Colatina e dos municípios vizinhos que necessitam de tratamento hepático não precisam mais se deslocar para Vitória para buscar atendimento. Naquele ano, foi inaugurado o Serviço de Assistência Especializada às Hepatites da Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SAE/SRSC). Desde então, já foram realizados 1.306 atendimentos e três encaminhamentos para transplantes de fígado.

Estes números são comemorados pelos profissionais que trabalham no serviço. Para a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da SRSC, Kesia Margotto Caliari, as cirurgias são motivo de orgulho. “Os três transplantes foram uma vitória para o SAE, pois são frutos de muito trabalho e dedicação. Estes foram apenas os primeiros de muitos que serão realizados”, enfatizou.

O primeiro procedimento foi em dezembro do último ano. As outras duas cirurgias foram realizadas em abril. Os pacientes são provenientes dos municípios de Colatina, Nova Venécia e São Roque do Canaã, respectivamente.

De acordo com Kezia, o SAE já indicou mais de 20 pacientes para o transplante hepático. Eles são atendidos pelo serviço, mas são encaminhados aos hospitais Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), em Vitória, ou para o Hospital Meridional, em Cariacica, onde são realizados os transplantes.

“O SAE atende pacientes de 17 municípios da Microrregião Colatina e, desde então, descentralizou e regionalizou todo o atendimento que antes era feito somente no Hospital Cassiano Antônio de Moraes, em Vitória. Isto facilitou o acesso, humanizou o atendimento e promoveu a melhora na qualidade de vida dos pacientes”, informou Kesia.

Com um ambulatório especializado, o Serviço Regional do município faz 20 atendimentos semanais e realizou, desde sua implantação, 90 biópsias hepáticas. O Serviço possui nove pacientes em tratamento para Hepatite C e 50 para Hepatite B.

O Pólo de Aplicação de Medicamentos possui acompanhamento médico das pessoas em tratamento e funciona no Pronto-Atendimento de Colatina, toda quinta e sexta-feira, de 7 as 11 horas.

Além de Colatina, são contemplados pelo Serviço os municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Matenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vila Pavão e Vila Valério.

Serviços oferecidos pelo SAE:

- Ambulatório especializado
- Pólo de Aplicação de Medicamentos
- Exames de rotina e acompanhamento, exames especializados (marcadores virais sorológicos) e exames de biologia molecular
- Biópsia hepática
- Dispensação de medicamentos

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard