25/03/2014 05h50 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

Tuberculose é tema de palestra no Hospital Dr. Jayme Santos Neves

Na manhã desta segunda-feira (24), Dia Mundial da luta contra a Tuberculose, foi realizada uma palestra denominada "Roda de Conversa com acompanhantes de pacientes do HEJSN sobre formas de prevenção e cuidados referentes a Tuberculose", além de abordagens nos corredores. Conduzida pela assistente social e coordenadora de Projetos do Hospital, Marta Santos Almeida, e a enfermeira de referência do ambulatório, Michele Donola, o evento totalizou mais de 100 pessoas na palestra e nas abordagens e teve distribuição de material informativo.

Para os acompanhantes foi uma oportunidade de tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a doença. De acordo com Jenivaldo da Costa, a palestra foi um momento para aprender sobre a prevenção. “Esse tipo de apresentação que o hospital faz é muito esclarecedora. Já tive tuberculose que peguei de um vizinho já adoecido. Como não quero que ninguém mais da minha família tenha a doença, receber as dicas de prevenção e cuidados é fundamental”.

Já para Marcos Silva a importância foi sobre a conscientização. “Não adianta a gente achar que não vai ter a doença. É preciso mais que apenas saber os cuidados, é preciso estarmos conscientizados do que é a tuberculose, como devemos agir e identificar sintomas para estarmos prevenidos. Quero parabenizar o hospital e as palestrantes pela iniciativa”, conclui.

A enfermeira, Michele Donola, destaca que ações como esta são bem efetivas quando se trata de levar conhecimento e informações para as pessoas. “A palestra e as abordagens nos corredores permitem que nós possamos repassar a informação e que as pessoas tirem suas dúvidas, troquem experiências e assimilem melhor o tema abordado. Neste caso, como a prevenção a tuberculose foi a protagonista, nós falamos dos sintomas, em especial a tosse, além de contar com relatos de acompanhantes que um dia já foram pacientes por conta da doença, contribuindo ainda mais com o conteúdo”.

Dr. Jayme Santos Neves

O nome do hospital é uma homenagem ao médico e ex-secretário de Estado da Saúde, Jayme Santos Neves que, dentre os destaques na luta pela saúde pública no Brasil, foi a sua atuação na luta contra a tuberculose. Falecido em 06 de novembro de 1998, ele foi um dos fundadores da Liga Espírito-Santense Contra a Tuberculose, entidade da qual também foi presidente e também diretor da Divisão Nacional de Tuberculose.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Thiago Alves
(27) 99274-5245
thiago.alves@hejsn.aebes.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard