24/02/2011 12h28 - Atualizado em 23/09/2015 13h29

Unidade móvel do Hemoes estará no Himaba nesta sexta (25)

Vila Velha será a próxima parada da Unidade Móvel do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes). Nesta sexta-feira (25), a equipe do Hemoes estará no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba), localizado no bairro Soteco. O atendimento será feito no estacionamento do hospital, das 09 às 15 horas, com cadastro de medula óssea e coleta de sangue.

Para doar sangue, é preciso apresentar um documento de identidade com foto. O voluntário deve ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ter boa saúde e estar bem alimentado. Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se o voluntário for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O cadastro de medula óssea também é simples. Basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10ml de sangue para testes. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar. A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.

As visitas externas do Hemoes são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas. Basta marcar uma visita da Unidade Móvel pelo telefone (27) 3137-2435.

Dia 25 – Vila Velha
Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba)
Horário: 09 às 15 horas
Coleta de sangue e cadastro de medula óssea
Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard