19/11/2007 07h03 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Unidade Móvel do Hemoes vai a Venda Nova do Imigrante

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) se prepara para mais uma campanha de coleta de sangue e de doação de medula em vários municípios do Estado. No sábado (17), a Unidade Móvel do Hemoes estará na cidade de Venda Nova do Imigrante e fará a coleta de sangue para o cadastro de doadores de medula.

A coleta será realizada das 9 às 15 horas, próximo à Igreja Matriz São Pedro, no Centro. A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que cerca de 600 atendimentos sejam feitos durante o dia.

“Essa é apenas uma das formas que a população, a família de pacientes e voluntários têm para serem doadores de sangue e de medula. Durante todo o ano e de várias maneiras é possível doar”, salienta a coordenadora da captação de medula e sangue, Sâmia da Penha Sechim.

Além das visitas da Unidade Móvel do Hemoes programadas pela Sesa, os capixabas podem doar sangue e fazer o cadastro para doação de medula na sede do Hemoes, em Vitória; nos quatro postos de coletas do Estado e também por meio do agendamento de visitas que a unidade móvel faz a instituições de ensino, empresas, órgãos públicos, igrejas, instituições bancárias, supermercados e a outros pontos comerciais.

“Só neste ano mais de 80 visitas foram agendadas e realizadas pelo Hemoes para doações de sangue e cadastro para doação de medula. Basta ligar e marcar. Já temos visitas agendadas para o ano que vem”, comemora Sâmia.

Além de Venda Nova do Imigrante, até o fim do ano, a Unidade Móvel do Hemoes fará outras 12 visitas. A doação de sangue só pode ser feita mediante apresentação de documento de identidade com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou de Motorista. Já para a doação de medula, o importante é preencher o cadastro e fazer a coleta de 10 ml de sangue.

Por que doar sangue?

Doar sangue é rápido, fácil e seguro. O sangue não pode ser fabricado ou substituído por qualquer medicamento. A doação de sangue deve ser voluntária e não pode ser gratificada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada cinco pessoas, uma vai um dia precisar de sangue. Cada unidade de sangue doada pode privilegiar até três pessoas.

A doação ajuda pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas. Para doar, a pessoa deve estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 51kg; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Por que doar medula?

A medula óssea é um tecido líquido considerado a matriz do sangue. Ela está localizada na parte interna dos ossos e é responsável pela produção de células que compõem o sangue, como, por exemplo, os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Algumas pessoas sofrem de problemas que atingem diretamente a medula óssea, ou, em outras palavras, a produção normal das células do sangue. Entre essas doenças, estão a leucemia, a anemia aplástica grave, o mieloma múltiplo e os linfomas. Quando uma pessoa é diagnosticada com alguma das doenças citadas, a cura pode estar no transplante de medula óssea.

Neste caso, há duas formas de se proceder. A primeira é procurar uma medula óssea compatível entre os familiares. A segunda opção é recorrer ao banco de dados deste tecido. Atualmente, existem no Espírito Santo 28 mil pessoas cadastradas no Hemoes. No entanto, como a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em cem mil, quanto mais doadores se disponibilizarem, maiores serão as chances de salvar uma vida. Para doar medula, a pessoa deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos de idade e se cadastrar.

O procedimento é muito simples. A pessoa preencherá um cadastro em que fornecerá dados pessoais além de uma autorização para coleta de 10 ml de sangue, que é enviado a um exame de histocompatibilidade (HLA). Após o resultado, as informações são enviadas ao REDOME, onde é feito o cruzamento de informações entre paciente e doadores. Se a amostra da medula for compatível com algum paciente, mais testes sangüíneos de alta resolução são feitos para se ter certeza da amostra. Uma vez confirmada a compatibilidade, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação.

Cronograma de visita da Unidade Móvel (8 às 15 horas):

17/11 – Venda Nova do Imigrante, próximo à Igreja Matriz São Pedro, Centro (medula);

20/11 – Cariacica, próximo à Unidade de Saúde de Nova Betânia (sangue);

23/11 - São Mateus, ao lado do Hospital Roberto Arnizaut Silvares (sangue);

24/11 – Faesa, no Campus I (sangue e medula);

28/11 – Empresa Poltex, na Serra (sangue e medula);

29/11 – Departamento de Estrada de Rodagem do Espírito Santo (sangue);

01/12 – Nova Venécia (sangue);

05/12 – Castelo, no Centro Comunitário, em frente à prefeitura (sangue e medula);

07/12 – Carrefour da Avenida Nossa Senhora da Penha (Vitória) (sangue);

11/12 - Domingos Martins (sangue e medula);

13/12 – Baixo Guandu, em frente ao Hospital Dr. João Santos Neves (sangue);

14/12 – Ministério Público (sangue);

15/12 – Aracruz, próximo ao posto de saúde de Santa Cruz (sangue e medula).

Onde doar:

Sede do Hemoes
Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, em Vitória. Atendimento de segunda à sábado, das 7 às 18h30 horas. Tel. (27) 3137-2438 e 3137-2444 e pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br

Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. (27) 3338-7694 e 3338-7699

Núcleo de Hemoterapia de Linhares

Hemocentro Regional de Colatina

Hemocentro Regional de São Mateus

Agende a visita da Unidade Móvel:
No Hemoes, ou pelo telefone (27) 3137-2458, falar com Sâmia, ou ainda pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha