20/05/2010 12h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Viana ganha Unidade Saúde da Família com investimentos do Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), assinou nesta quinta-feira (20), com a Prefeitura de Viana, a ordem de serviço para a construção da Unidade Saúde da Família do bairro Vila Betânia. O convênio reforçará os atendimentos na atenção primária do município, que representa a porta de entrada no serviço de saúde pública.

O governador Paulo Hartung pediu que a empresa responsável pela construção da Unidade de Saúde faça uma obra de qualidade e que recrute os trabalhadores na própria região, contribuindo também para a geração de emprego no município.

Hartung ressaltou que a Unidade de Saúde que será construída em Viana integra um conjunto de unidades que estão sendo erguidas em todo o Estado, dentro de um programa de fortalecimento da rede de atenção primária.

“Esse programa representa mais um passo importante dentro do processo de estruturação da saúde pública no Espírito Santo. O Governo vem atuando em parceria com os municípios na implantação de uma rede de atenção primária eficiente, além de fazer investimentos significativos na rede própria e na rede de hospitais filantrópicos”, pontuou.

Reestruturação

O governador lembrou que o Governo do Estado está investindo mais de 13% do orçamento estadual na saúde. Os investimentos passam de R$ 1 bilhão. “Encontramos a saúde pública capixaba falida em 2003 e que com muito trabalho, planejamento e organização voltamos a ter condições de oferecer serviços de qualidade à população”, salientou, enfatizando que a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) é um trabalho desafiador, que necessariamente envolve a participação da União, do Governo do Estado e das administrações municipais.



Também estiveram presentes ao evento o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, a prefeita de Viana, Ângela Maria Sias, a secretária municipal de Saúde, Daysi Behning, deputados estaduais, deputados federais, vereadores, o diretor do Conselho Regional de Saúde (CRM), Ademilton Pedro Cruzeiro, entre outras autoridades.

Atendimento

“A Unidade terá cinco consultórios, espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 78 lugares e ambientes administrativos. O espaço físico será de 600 metros quadrados e a capacidade de atendimento de, no mínimo, seis mil pacientes”, enumera o secretário Anselmo Tozi.

Além de atender aos moradores do bairro, a nova Unidade Saúde da Família de Vila Betânia beneficiará também os moradores de Areinha, Soteco, Nova Bethânia, Arlindo Vilaschi e Morada de Bethânia. Mas os serviços de vacinação, curativos, aferição de pressão e visita domiciliar atenderão exclusivamente os moradores de Vila Bethânia.



A Sesa repassará R$ 1.165.000,00 para a construção da Unidade, que contará com janelas para permitir iluminação e ventilação natural; amplo pé direito; salas de atendimento com acessos independentes para os pacientes e profissionais; e jardim no interior. Duas Equipes da Saúde da Família e Saúde Bucal poderão atuar no local.

A construção da unidade faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo, um dos eixos prioritários do Governo do Estado. Estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard