19/07/2006 16h15 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Vigilância Alimentar e Nutricional da Sesa participa de evento no Rio Grande do Sul

O técnico Renato Luiz Carpanedo, do Programa de Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), participou do II Encontro Estadual dos Coordenadores Regionais em Alimentação e Nutrição e I Mostra Estadual de Experiências em Alimentação e Nutrição, realizado em Canela/RS, durante os dias 28 a 30 de junho de 2006.

Durante os encontros, promovidos pela Política de Alimentação e Nutrição do Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde, foram apresentados temas relacionados à prevenção da anemia ferropriva, em consonância com a implantação pelo Ministério da Saúde, do Programa Nacional de Suplementação de Ferro.

A coordenadora geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério, Ana Beatriz Vasconcellos, fez importante explanação sobre o tema “Consolidação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição – Brasil, onde foram colocadas as prioridades de trabalho eleitas pelo Ministério da Saúde em parceria com a CGPAN”.

Também presente no evento esteve a representação regional do DATASUS/RS, que abordou o tema “Sistema de Informação em Saúde: Ferramenta para a Gestão Municipal”. Neste momento foi enfocado a importância dos sistemas de informação na obtenção de dados precisos para subsidiar as ações previstas para a saúde nos estados brasileiros.

O evento contou ainda com a presença da representante da Unisinos, Márcia Vitolo, que abordou o tema “Impacto da Implementação dos Dez Passos da Alimentação Saudável para Crianças”.

Foram apresentados trabalhos relacionados à Alimentação e Nutrição que estão sendo implementados nos diversos municípios do Rio Grande do Sul, num total de 13 municípios, com apresentação oral e diversos outros em forma de folhetos. Esteve presente também a coordenadora da Alimentação e Nutrição do de Sergipe, Gildenae Jacguar.

A participação da área técnica do Programa de Vigilância Alimentar e Nutricional da Sesa no evento, se justifica pela intenção de promover no nosso Estado, evento semelhante, para que possamos estar em contato com os trabalhos realizados na área de Alimentação e Nutrição nos nossos municípios.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br