23/12/2009 07h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Vila Velha ganha Unidade de Saúde e Farmácia Cidadã Municipal

A comunidade da Glória, em Vila Velha, recebeu, na manhã desta terça-feira (22), as novas instalações do PA 24 horas e Unidade de Saúde, prédio que passou por uma reforma completa para corrigir problemas estruturais e técnicos, recebendo, recentemente, todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento. Com a inauguração, os moradores da cidade vão ganhar uma unidade com capacidade para 19 mil atendimentos por mês, além de contar com PA Odontológico 24 horas e Farmácia Cidadã Municipal.

A solenidade de inauguração contou com as presença do vice-governador Ricardo Ferraço; do prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga; do secretário de Saúde, Anselmo Tozi; além de autoridades estaduais, municipais, lideranças comunitárias e moradores.

O vice-governador anunciou novas ações na área de saúde para o município. “Estamos abrindo as portas desta unidade de saúde para as famílias mais humildes, que precisam de atendimento na rede de saúde pública. Confirmamos a construção da Unidade de Saúde da Gente, na região 5, com investimentos de cerca de R$1,2 milhão. Também queremos garantir a construção de outras duas unidades em Vila Velha, basta que a prefeitura municipal nos forneça os terrenos. Com isso vamos ampliar a capacidade de atendimento para a população”, explicou.

Além das especialidades ambulatoriais (urulogista, pneumologista, gastroenterologista, otorrinolaringologista, geriatra, endocrinologista, alergista, cardiologista e cirurgião pediátrico), clínica médica, pediatria e ginecologia; a nova US contará ainda com uma unidade da Farmácia Cidadã Municipal.

Reestruturação

Para que a nova US da Glória pudesse funcionar corretamente, foram instalados painéis de quadro de força e circuito de iluminação, que até então eram inexistentes. Devido à falta de azulejo nas paredes internas do obituário, a reforma incluiu também assentamento de azulejos, instalação de pontos de tomadas comuns e para ar condicionado, além de ponto de luz para teto, com fornecimento de luminária completa – peça que também era inexistente.

A impermeabilização da laje; os serviços de esquadrias de alumínios (instalação de janelas e portas que faltavam); troca de portas danificadas; assentamento de louças sanitárias e divisórias nos banheiros do hospital; redução do guarda-corpo externo do hospital; e a construção de rampa em concreto armado para que as ambulâncias pudessem fazer as manobras na hora de sair do hospital também estão entre as intervenções realizadas na US. Outras novidades foram as instalações de dois escovários no primeiro pavimento, além das modificações de canteiros para manobras de carros.

Farmácia Cidadã Municipal

Vila Velha foi a primeira cidade da Grande Vitória a inaugurar nesta terça (22) uma Farmácia Cidadã Municipal. A unidade, que fornecerá medicamentos para doenças mais comuns – da atenção básica -, foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Prefeitura. Mais de quatro mil atendimentos poderão ser realizados no local por mês.

A Farmácia Cidadã Municipal de Vila Velha terá funcionamento diferenciado, como acolhimento humanizado e qualificado em ambiente climatizado e confortável. Será disponibilizado ainda atendimento farmacêutico especializado em tempo integral para orientação dos pacientes. O novo espaço também será totalmente informatizado.

Além disso, a nova farmácia terá espaço físico com mais de 80 metros quadrados, divididos em área de fornecimento e de estocagem de medicamentos, sala de atendimento farmacêutico, bem como uma infraestrutura adequada aos usuários e ao trabalho dos servidores.

A Sesa repassa R$ 20 mil como estímulo financeiro para a concretização de cada projeto da Farmácia Cidadã Municipal, inspirado nos moldes das Farmácias Cidadãs Estaduais, que representam um novo conceito de farmácia pública.

Para receber o recurso, a Prefeitura deve seguir uma série de normas técnicas, sanitárias e de segurança. O montante pode ser usado tanto na adequação física quanto na aquisição de equipamentos.

O primeiro município capixaba a receber uma Farmácia Cidadã Municipal foi Irupi, interior do Estado, em setembro passado. A de Vila Velha é a segunda do Espírito Santo.

Conheça os serviços que serão oferecidos pela unidade:

- Consultório odontológico adulto e pediátrico.

- Programas de saúde: Tuberculose, Hanseníase, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Hiperdia (Hipertensão e diabete), Sisvam - Controle Nutricional, Bolsa Família, Programa da Asma, programa para crianças com carência de ferro, e Saúde do Homem.

- Certificação do Amamenta Brasil – unidade parceira do aleitamento materno.

- Sala de Vacina, Curativo, Nebulização.

- Farmácia Cidadã.

- Laboratório Ambulatorial (7h às 18h).

- Pronto Antedimento 24h (urgência e emergência).

- Plantão com três clínicos, três pediatras e dois cirurgiões.

- Raio-X 24h e laboratório 24h.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776