20/10/2004 13h20 - Atualizado em 23/09/2015 09h29

Violência, drogas e Aids são discutidos em seminário

Informações epidemiológicas revelam o crescimento alarmante do uso de drogas, álcool e outras drogas no Brasil e no mundo. Da mesma forma, algumas pesquisas detectam situações violentas, como acidentes de trânsito, homicídios, violência doméstica e sexual associadas ao uso de substâncias psicoativas.

Para discutir essas questões e promover um amplo debate sobre o uso de drogas e suas principais interfaces, é que a Coordenação Estadual de DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove nesta quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), o II Seminário Violência, Drogas e Aids – pode ser diferente.

O evento acontece no auditório do Tribunal de Contas, das 8h às 18h, visando a discussão e a integração de “novas experiências voltadas para uma política de saúde mental mais humana, envolvendo profissionais de saúde, gestores e comunidade”, explicou Sandra Fagundes, coordenadora do Programa de DST/Aids da Sesa.

“Além desta troca de experiências, serão realizadas palestras, debates, conferências e mesas-redondas para discutir o alto consumo de drogas que vem gerando conseqüências como Aids, DST, gravidez não desejada, violência, evasão escolar e muitas outras”, disse Sandra.

A expectativa é de um público de mais de 300 pessoas, entre eles, membros do Conselho Estadual Anti-Drogas, das Secretarias de Estado da Justiça, de Ação Social e do Trabalho e de Ciência e Tecnologia, representantes da sociedade civil organizada, técnicos do Ministério da Saúde e instituições de ensino e de pesquisa.

21/10 – Quinta-feira

8h - Abertura Oficial

9h - Papo Aberto: ”A Mídia e a exclusão social” - Aureliano Biancarelli (Jornalista/SP)
10h - 1ª MESA:
“Direitos Humanos: Novas Concepções” - Roberto Brandt (Programa Nacional de DST/Aids - Setor de Articulação com a Sociedade Civil)

“Mídia e Drogas: A visão da mídia sobre o uso/usuário de drogas” - Guilherme Canela – cientista social (ANDI, Brasília/DF); Coordenador: Domiciano Siqueira (Instituto da Cidadania – Vitória/ES)

11h – Debate

12h30 – Almoço

14h - 2ª CONFERÊNCIA:
“Aids e Vulnerabilidade” - José Ricardo Ayres, psiquiatra/SP (USP); Coordenação: Angélica Spinosa – Professora do HUCAM/UFES

14h45 – Debate

15h15h – Café

15h30 - 3ª CONFERÊNCIA:
“Tratamentos Substituição: CRACK x MACONHA” - Eliseu Labigalini Júnior, Psiquiatra (Escola Paulista de Medicina - São Paulo/SP); Coordenação: Jacqueline Silvestri – Psicologia da Secretaria de Saúde do ES

16h15 - 4ª CONFERÊNCIA:
“Universalidade do Uso de Drogas” - Prof. Gey Espinheira, Antropólogo (Universidade Federal da Bahia/Salvador); Coordenador: Scheila Silva Rasch, Psicóloga (Prefeitura Municipal de Vitória)

17h30 - Debate

18h - Encerramento

22/10 – Sexta-feira

8h - 1ª MESA:
“Aids e Drogas no Espírito Santo”
Sandra Fagundes Moreira Silva, médica e coordenadora do programa estadual de DST/AIDS/ES;
Hélia de Deus, psicóloga, soc. civil – Fórum/ES;

9h30 - Debate

10h - Café

10h30 - 2ª MESA:
“Exclusão Social e Direitos Humanos”
Homossexualidade - Felipe Rios (Recife)
Educação - Terezinha Pinto (São Paulo/SP)
Arte, Exclusão e Prevenção da Aids - Zé Manuel Piñero (São Paulo/SP)
Coordenação: Célia Mara Pauletti, Assistente Social (Coordenação Estadual de DST/AIDS/ES)

12h - Debate

12h30 - Almoço

14h - Performance - Zé Manuel Piñero (Ator/SP)

14h30 - 3ª MESA:
“Novos desafios”
Fernanda Sodelli - Saúde Mental e Aids;
Marcelo Araújo Campos, médico epidemiologia/BH - Aids/Usuários Drogas;
Vera Saleme Colnago, psicanalista, Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória/ES - Subjetividade: Drogas, Aids e Violência;
Coordenação: Nàdia Almeida Carpanedo, Psicóloga/Psicanalista - Instituto da Cidadania

16h - Café

16h30 - 4ª CONFERÊNCIA:
“Usuário de Drogas e o SUS” - Denise Doneda, Psicóloga (Ministério da Saúde); Coordenação: Walmir Fiorotti, Cirurgiã Dentista (Coordenação Estadual de DST/AIDS/ES)

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br